Topo

Esse conteúdo é antigo

Promotor apresenta acusação contra casal que apontou armas em manifestantes

Casal aponta armas contra manifestantes antirracismo em St. Louis, nos EUA - Reprodução/Twitter
Casal aponta armas contra manifestantes antirracismo em St. Louis, nos EUA Imagem: Reprodução/Twitter

Do UOL, em São Paulo*

21/07/2020 12h18

O casal Mark e Patricia McCloskey foi denunciado ontem pela promotoria de St. Louis por uso ilegal de armas. Eles apontaram armas para manifestantes do movimento Black Lives Matter (vidas negras importam) durante uma passeata em protesto contra o racismo no mês passado.

O promotor responsável pelo caso, Kim Gardner, disse as ações do casal geraram o risco de uma situação violenta durante um protesto não violento.

"É ilegal usar armas de maneira ameaçadora, isso é ilegal na cidade de St. Louis", disse Gardner, referindo-se a uma lei estadual que proíbe o uso de armas letais para praticar ameaças e ofensas a outras pessoas.

Joel Schwartz, advogado do casal, disse em comunicado que a decisão de acusar o casal é "desalentadora", pois "inequivocamente nenhum crime foi cometido". Os defensores dos McCloskeys disseram que eles estavam defendendo legalmente a casa.

Gardner está recomendando um programa de desvio de conduta, como serviço comunitário, em vez de prisão se os McCloskeys forem condenados. Normalmente, crimes deste tipo podem resultar em até quatro anos de prisão.

Imagens de Mark e Patricia McCloskey, um casal de advogados bancos, apontando armas - uma delas um rifle - em frente à sua casa para manifestantes que protestavam contra o racismo, no final de junho, gerou revolta entre grupos que defendem a igualdade. Eles tiveram as armas apreendidas.

*Com informações da AP