Topo

Esse conteúdo é antigo

Trump faz "vários" testes de coronavírus por dia, diz Casa Branca

Secretária de imprensa da Casa Branca descreveu Trump como "o homem mais testado da América" - Alex Edelman/AFP
Secretária de imprensa da Casa Branca descreveu Trump como "o homem mais testado da América" Imagem: Alex Edelman/AFP

Do UOL, em São Paulo

21/07/2020 13h56

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, faz vários testes de coronavírus todos os dias, informou hoje a Casa Branca.

Ao falar sobre a relutância do republicano em usar a máscara como medida de proteção, a secretária de imprensa Kayleigh McEnany descreveu Trump como "o homem mais testado da América", que não corre o risco de espalhar o vírus para outras pessoas.

"Ele é testado mais do que ninguém, várias vezes ao dia. E acreditamos que ele está agindo adequadamente", disse ela, segundo a rede de TV norte-americana CNN.

Ao ser questionada sobre a frequência com que o presidente é submetido a testes, McEnany declarou apenas que ele é testado frequentemente, mas não entrou em detalhes adicionais. "Às vezes é mais de uma vez por dia", disse ela.

Ontem, um dia após após se posicionar contra o uso obrigatório de máscara, o republicano mudou o discurso e afirmou que utilizar o EPI (equipamento de proteção individual) é um ato "patriótico". A imprensa norte-americana associou à mudança de postura à queda de Trump nas pesquisas eleitorais. Ele tenta a reeleição no pleito deste ano.

"Estamos unidos no esforço para derrotar o vírus chinês invisível, e muitas pessoas dizem que é patriótico usar máscara quando você não pode se distanciar socialmente (das pessoas). Não há ninguém mais patriótico do que eu, seu presidente favorito!", publicou o líder norte-americano em uma rede social.

Trump só começou a usar máscara recentemente, após ser aconselhado por assessores políticos. Com estados voltando a bater recordes diários de casos de covid-19, pessoas próximas ao presidente pediram que ele não politize a utilização do EPI e sirva de exemplo a seus apoiadores, segundo relatou a CNN.

De acordo com balanço da universidade americana John Hopkins, os Estados Unidos registram mais de 3,8 milhões de casos de covid-19. Mais de 140 mil pessoas perderam a vida por causa da doença.