Topo

Esse conteúdo é antigo

EUA: Fotógrafo registra policial apontando arma para ele durante protesto

Policial aponta arma para fotógrafo durante protesto em Portland, nos EUA - Reprodução/Twitter/MathieuLRolland
Policial aponta arma para fotógrafo durante protesto em Portland, nos EUA Imagem: Reprodução/Twitter/MathieuLRolland

Do UOL, em São Paulo

22/07/2020 14h08

Um fotógrafo que teve uma arma apontada para ele por um oficial federal durante uma manifestação pelo fim da polícia em Portland, nos Estados Unidos, na última segunda-feira, se disse traumatizado com o episódio.

Há quase dois meses, são diárias as manifestações na cidade em defesa do movimento negro e pelo fim da polícia em seu estado atual, e o presidente do país, Donald Trump, enviou forças federais para lá.

"Eu não tinha visto os federais levantarem as armas como fizeram hoje à noite. Eu os vi apontando para todo mundo e qualquer pessoa, inclusive pra mim", disse Mathieu Lewis-Rolland, 39, em entrevista ao Buzzfeed, na terça-feira.

"A noite passada foi a coisa mais horrível que já vivi na minha vida", acrescentou o fotógrafo.

Fotógrafo de casamento, Lewis-Rolland fotografa os protestos em Portland quase todas as noites desde o início, dizendo que sentia uma obrigação de documentar a violência ocorrida contra manifestantes por parte da polícia local e dos agentes federais.

"Não posso dar as costas. Mas temo pela minha vida", escreveu em sua conta no Facebook. Ele compartilhou três fotos de policiais com armas apontadas, sendo uma diretamente para ele.

Lewis-Rolland disse que a manifestação de segunda-feira à noite estava pacífica até que alguns manifestantes, entre uma multidão, começaram a remover tábuas de madeira que cobriam o tribunal federal. Uma janela quebrou e os agentes começaram a atirar gás lacrimogêneo e balas de borracha.

Autoridades do Departamento de Segurança Interna culparam "anarquistas" pelas cenas da noite de segunda-feira e disseram que sete pessoas foram presas por crimes federais, incluindo agredir os policiais. Eles sugeriram que mais de 1 mil pessoas estavam juntas tentando vandalizar o tribunal antes de tentar jogar objetos contra os policiais.

Como Trump ameaça enviar oficiais federais para outras cidades, Lewis-Rolland disse que as pessoas precisam entender como cidadãos desarmados estão sendo tratados. "Não se trata de Portland, Oregon. Não é sobre mim. É sobre todo o país", disse ele. "Toda noite está ficando cada vez pior e pior e pior".

Protestos

Autoridades do DHS (Departamento de Segurança Interna) dos Estados Unidos informaram na segunda-feira que não têm intenção de se retirar de Portland depois de uma operação federal de repressão a protestos antirracismo que incluiu o uso de carros sem insígnias e agentes não identificados e camuflados.

Semanas de protestos na cidade contra a brutalidade policial e o racismo sistêmico se intensificaram quando agentes federais começaram a reprimir as multidões na semana passada, usando gás lacrimogêneo para dispersar manifestantes e levando alguns sob custódia sem explicação.

O DHS enviou unidades a Portland para ajudar a proteger instalações do governo depois de receber informações a respeito de ataques planejados perto do dia 4 de julho, disseram autoridades do departamento. "O DHS não recuará de suas responsabilidades. Não estamos intensificando, estamos protegendo", disse Chad Wolf, secretário em exercício de Segurança Interna, à rede Fox News.

O tribunal federal tem sido o centro dos protestos desde que o ex-segurança George Floyd foi morto numa ação policial em Mineapolis, em 25 de maio.

Wolf disse que as forças federais da lei estavam fazendo seu trabalho. "Não nos desculparemos por isso. Nós vamos agir profissionalmente e o faremos corretamente."

* Com informações da Deutsche Welle e Reuters