Topo

Esse conteúdo é antigo

Trump abandona coletiva após pergunta de repórter da CNN sobre cloroquina

Trump abandona coletiva após pergunta de repórter da CNN sobre cloroquina - reprodução/CNN EUA
Trump abandona coletiva após pergunta de repórter da CNN sobre cloroquina Imagem: reprodução/CNN EUA

Do UOL, em São Paulo

29/07/2020 18h12

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, abandonou uma coletiva de imprensa sobre o coronavírus após ser questionado por uma repórter da CNN sobre a hidroxicloroquina — recentemente, ele compartilhou um vídeo de uma médica de Houston que tratou o remédio para malária como cura milagrosa para a covid-19, embora não haja comprovação científica sobre isso.

Após ser questionado pela jornalista Kaitlan Collins, Trump inicialmente alegou que não sabia nada sobre a suposta médica Stella Immanuel. "Eu a achei muito impressionante, não sei de que país ela [a médica] vem, mas ela disse que teve muito sucesso com centenas de pacientes diferentes. Eu achei que a voz dela era importante, mas não sei nada sobre ela", afirmou Trump.

Em seguida, a repórter insistiu no questionamento ao presidente norte-americano e perguntou se ele concorda que máscaras seriam "desnecessárias", como disse a médica Stella Immanuel. Neste momento, Trump desistiu e anunciou o fim da entrevista. Posteriormente, a jornalista da CNN conversou com um colega sobre o que havia ocorrido.

Kaitlan se mostrou preocupada com as informações compartilhadas por Trump, que foram consideradas falsas por agências de checagem. Ao contrário do que disse a médica, a ciência aponta que o uso de máscaras ajuda a diminuir as chances de transmissão, e não há qualquer comprovação científica de que a hidroxicloroquina seja eficaz contra o coronavírus.

"São duas coisas que especialistas de saúde já explicaram. Ela fez outras afirmações bizarras e disse que cientistas querem uma vacina para impedir que as pessoas sejam religiosas. Eu perguntei ao presidente qual era a lógica de mostrar isso a milhões de pessoas. Ele contradisse o que disse nos últimos dias: que as pessoas deveriam usar máscaras", contou a repórter.