Topo

Esse conteúdo é antigo

Presidente das Filipinas sugere limpar máscaras da covid-19 com gasolina

O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, recomedou que as pessoas usem gasolina para desinfetar as máscaras após o uso - 9.fev.2018 - AFP
O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, recomedou que as pessoas usem gasolina para desinfetar as máscaras após o uso Imagem: 9.fev.2018 - AFP

Do UOL, em São Paulo*

31/07/2020 11h17Atualizada em 31/07/2020 11h50

O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, sugeriu para a população o uso de gasolina para limpar as máscaras de proteção contra o coronavírus.

Apesar de não haver qualquer comprovação de que o combustível tenha eficácia contra o vírus da covid-19, o político enfatizou em seu discurso que a recomendação não era piada.

"Basta ir ao posto de gasolina e depois pegar algumas gotas, isso é desinfetante. Não estou brincando. Isso é verdade", disse.

Duterte já havia afirmado há algumas semanas que a gasolina deveria ser usada para desinfetar as máscaras se produtos de limpeza não estivessem disponíveis. O seu porta-voz alegou que era uma brincadeira do presidente.

As máscaras são obrigatórias nas Filipinas desde março. Segundo a agência Reuters, o país tem mais de 90 mil casos oficiais e cerca de 2 mil mortes.

O presidente da Associação Médica das Filipinas, Jose Santiago, disse à agência de notícias que a gasolina não é recomendada para a limpeza das máscaras.

"Você não pode usar gasolina como desinfetante. A inalação pode causar danos e levar a mais problemas como doenças respiratórias", afirmou

A recomendação das autoridades de saúde é para a higienização utilizando água e sabão, lavando-a depois de seu uso.

*Com informações da agência Reuters