Topo

Esse conteúdo é antigo

Mago oficial que recebe R$ 56 mil por ano busca sucessor na Nova Zelândia

O mago britânico Ian Brackenbury Channell e seu aprendiz, Ari Freeman, em Christchurch  - Arquivo pessoal/CNN
O mago britânico Ian Brackenbury Channell e seu aprendiz, Ari Freeman, em Christchurch Imagem: Arquivo pessoal/CNN

Do UOL, em São Paulo

09/08/2020 12h37

Christchurch, na Nova Zelândia, é uma cidade fora da curva. Desde 1998, ela criou um cargo oficial de mago da cidade, ocupado pelo britânico Ian Brackenbury Channell. E para exercer a função, ele recebe nada menos do que R$ 56 mil por ano. Agora, com 87 anos, Ian está se afastando da vida pública e busca um sucessor.

O mago — que na carteira de motorista tem na sua identificação "The Wizard", ou "O Mago", em português —chegou ao país nos anos 1970, e tornou-se conhecido primeiro como mágico. Com o tempo, virou um símbolo da cidade, com direito a classificação no TripAdvisor. Segundo a CNN, tem uma avaliação de quatro estrelas, de cinco possíveis.

Quem paga o salário de Ian é o Conselho Municipal de Christchurch. O sucessor, ao que tudo indica. Um dos candidatos é Ari Freeman, de 39 anos, que ensina guitarra e toca em uma banda de funk psicodélico. No entanto, o Conselho não confirmou se vai renovar o contrato com um novo mago.

Quando jovem, o Mago fez um mochilão pela Europa, foi oficial da Força Aérea Real no Canadá. Formado em Sociologia e Psicologia, deu aulas de literatura inglesa na Universidade de Teerã. Também lecionou na Austrália.

Em entrevista à CNN, ele conta que foi lá que deu início à "revolução divertida", como ele chama sua filosofia. Sobre o seu cargo, ele diz o papel é ser uma espécie de provocador, "alguém que traz diversão ao mundo, mas também critica o sistema. Um showman, que não se importa em fazer papel de bobo".

Freeman é aprendiz do mago há seis anos. Para ele, "ser um mago é uma maneira de dar poder às pessoas que estão perdidas ou deprimidas e levá-las além do limite do que é esperado". Resta esperar para saber se ele conseguirá assumir o posto de Ian.