Topo

Esse conteúdo é antigo

Trump nega ter pedido busto no Monte Rushmore, mas diz ser 'uma boa ideia'

Donald Trump à frente do Monte Rushmore, em montagem postada no seu perfil do Twitter - Reprodução/Twitter
Donald Trump à frente do Monte Rushmore, em montagem postada no seu perfil do Twitter Imagem: Reprodução/Twitter

Do UOL, em São Paulo

10/08/2020 09h18Atualizada em 10/08/2020 09h46

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, negou que tenha pedido para ter o busto adicionado ao Monte Rushmore, mas afirmou que "parece uma boa ideia".

"Esta é uma notícia falsa pelos equivocados New York Times e CNN. Nunca sugeri isso, embora com base nas muitas coisas realizadas nesses três anos e meio, talvez mais do que qualquer outro presidente, me pareça uma boa ideia", escreveu Trump na noite de ontem, em seu perfil no Twitter.

O jornal "New York Times" publicou uma reportagem que diz que a governadora do estado de Dakota do Sul, Kristi Noem, teria sido pressionada para adicionar o rosto de Trump ao monumento, onde estão esculpidos os rostos de quatro presidentes americanos: George Washington, Thomas Jefferson, Theodore Roosevelt e Abraham Lincoln.

De acordo com o jornal, Trump fez com que alguns assessores da Casa Branca ligassem para Kristi no ano passado para falar sobre as chances de adicionar um quinto chefe de Estado ao Monte Rushmore. Os telefonemas dos assessores vieram depois de Trump ter dito para ela que era seu "sonho" aparecer na estrutura.

Kristi, no entanto, achou que Trump estava brincando. "Comecei a rir", disse ela. "Ele não estava rindo, então estava totalmente sério".

Sem avançar no assunto, no dia 4 de julho, ela deu a Trump uma miniatura do monumento com o rosto do atual presidente adicionado.