Topo

Esse conteúdo é antigo

EUA: Deputadas do 'esquadrão' disputarão eleições em novembro

As congressistas democratas Alexandria Ocasio-Cortez, Ayanna Pressley, Ilhan Omar e Rashida Tlaib - Alex Wroblewski/Getty Images/AFP
As congressistas democratas Alexandria Ocasio-Cortez, Ayanna Pressley, Ilhan Omar e Rashida Tlaib Imagem: Alex Wroblewski/Getty Images/AFP

Do UOL, em São Paulo

12/08/2020 12h29

As deputadas democratas lhan Omar, Rashida Tlaib, Ayanna Pressley e Alexandria Ocasio-Cortez, que fazem parte de um grupo apelidado de "Esquadrão", venceram as primárias, conseguiram as indicações e irão disputar a reeleição nos Estados Unidos em novembro.

Ilhan Omar, que representa um distrito de Minneapolis — o mesmo onde o ex-segurança Geore Floyd foi morto em maio deste ano —, foi a última a conseguir a indicação, ontem.

Alexandria Ocasio-Cortez, que representa Nova York, já havia vencido as primárias em maio, e Rashida Tlaib, deputada por Detroit, venceu no início deste mês. Nenhum oponente quis disputar a indicação com Ayanna Pressley, que representa o distrito de Cincinnati.

As quatro deputadas estão em seus primeiros mandatos e foram eleitas em 2016 com pequenas campanhas, financiadas por um grupo de centro-esquerda do Partido Democrata, disputando com políticos da velha guarda.

O esquadrão se tornou um dos maiores blocos de oposição ao presidente norte-americano Donald Trump.