Topo

Esse conteúdo é antigo

Festival de stand up paddle causa aglomeração na Rússia; veja o vídeo

Milhares de pessoas sem máscara de proteção contra a covid-19 participaram de um festival de stand up paddle, na Rússia - Peter Kovalev/TASS via Getty Images
Milhares de pessoas sem máscara de proteção contra a covid-19 participaram de um festival de stand up paddle, na Rússia Imagem: Peter Kovalev/TASS via Getty Images

Do UOL, em São Paulo*

12/08/2020 11h20

Um festival de stand up paddle provocou a aglomeração de milhares de pessoas sem máscara de proteção contra o coronavírus no rio Fontanka, na Rússia, no último sábado (8). Na modalidade esportiva, os praticantes utilizam uma prancha e remo para se movimentarem sobre a água.

Em vídeos publicados na internet (assista ao vídeo abaixo) é possível visualizar a maioria dos praticantes do esporte e pessoas que assistiam ao festival, sem máscaras de proteção e não praticando o distanciamento social, medidas necessárias para evitar a propagação do vírus.

O festival ocorreu três dias antes de o presidente russo, Vladimir Putin, anunciar o registro oficial da primeira vacina contra o novo coronavírus no mundo, menos de dois meses após o início dos testes em humanos.

Apesar do registro, cientistas e pesquisadores alertam que a pressa para divulgar a vacina antes da terceira fase de testes — conhecida por durar meses, sendo realizada com milhares de pessoas e tida como essencial — pode afetar o desempenho da imunização russa.

Segundo a contagem da Universidade Johns Hopkins, a Rússia é o quarto país com o maior número de casos no mundo registrando, até hoje, 900.745 casos oficiais e 15.231 mortes em decorrência da covid-19.

*Com informações da Reuters