Topo

Esse conteúdo é antigo

Itália fecha discotecas e impõe uso de máscara à noite em locais públicos

Turistas visitam Roma, na Itália, em meio às restrições impostas por conta do novo coronavírus - Getty Images
Turistas visitam Roma, na Itália, em meio às restrições impostas por conta do novo coronavírus Imagem: Getty Images

Do UOL*, em São Paulo

16/08/2020 15h20

O governo italiano anunciou neste domingo o fechamento das discotecas e a obrigação do uso de máscara à noite em locais públicos, para evitar uma segunda onda da pandemia do novo coronavírus.

O ministro da Saúde, Roberto Speranza, assinou um decreto que entrará em vigor amanhã e que torna obrigatório o uso da máscara entre 18h00 e 6h00 em locais públicos onde se "formam grupos".

O decreto também suspende o funcionamento das discotecas ao ar livre, já que os locais de festa em espaços fechados não haviam sido autorizados a retomar as atividades.

A medida permanecerá em vigor pelo menos até 7 de setembro e foi anunciada após várias divergências entre o governo central e as autoridades regionais a respeito das restrições que deveriam ser aplicadas no setor de lazer noturno, que emprega quase 50.000 pessoas.

A decisão foi tomada durante o chamado "Ferragosto", o fim de semana de 15 de agosto, o momento em que mais italianos estão de férias e frequentam as praias.

A imprensa publicou nos últimos dias imagens de vários grupos de jovens dançando em discotecas ao ar livre, ignorando as advertências das autoridades de saúde, preocupadas com o aumento dos casos de coronavírus.

Até este domingo, apenas a Calábria e a Basilicata tinham proibido o funcionamento desses estabelecimentos. Com o anúncio de hoje, também estão proibidos que bares e restaurantes tenham áreas de dança.

Speranza, segundo interlocutores, disse que tomou a medida para mostrar para todos que "ainda é preciso permanecer alerta" com pandemia.

Como forma de tentar diminuir o impacto da decisão, o governo se comprometeu a ajudar o setor. De acordo com fontes, há cerca de 100 milhões de euros disponíveis para o auxílio.

A Itália, primeiro país europeu afetado pelo coronavírus, registra 254.000 contágios e mais de 35.000 mortes por COVID-19.

*Com informações de Ansa e AFP