Topo

Esse conteúdo é antigo

Policial diz que pedirá demissão em manifestação nos EUA: 'Vocês venceram'

Vídeo foi publicado no sábado (15) e mostra um policial de Seattle dizendo a manifestantes que pediria demissão - Reprodução/Twitter
Vídeo foi publicado no sábado (15) e mostra um policial de Seattle dizendo a manifestantes que pediria demissão Imagem: Reprodução/Twitter

Do UOL, em São Paulo

17/08/2020 17h13

Um vídeo compartilhado no Twitter no último sábado (15) mostra um policial de Seattle, nos Estados Unidos, dizendo a manifestantes do movimento Black Lives Matter (Vidas Negras Importam) que pediria demissão.

Na filmagem, o homem fardado aparece dentro do carro da polícia e pergunta a um manifestante, com ironia, se ele está tendo um bom dia, ao que o manifestante responde: "Não, [porque] você está por perto".

O policial, então, diz para ele não se preocupar, porque logo vai deixar o departamento de polícia: "Vocês ganharam. Dois meses, baby, estou fora", fala. "Estou deixando este departamento. Vocês ganharam".

Na sequência, policial e manifestantes parecem trocar algumas palavras, e o manifestante parece perguntar ao policial o motivo da demissão. O homem que participa do protesto grita aos outros manifestantes: "Ele disse que está cansado de nós. Ele disse que vai renunciar por causa do Black Lives Matter", ele grita. "Não porque ele está cansado da polícia."

De acordo com a emissora Fox News, dos EUA, o Departamento de Polícia de Seattle não respondeu a pedidos de confirmação sobre a renúncia do policial que aparece no vídeo.

Crise na polícia

No início deste mês, a primeira chefe de polícia negra de Seattle, Carmen Best, renunciou ao cargo em protesto contra os pedidos para que o orçamento do departamento de polícia fosse cortado.

O anúncio de Best foi feito poucas horas depois que a Câmara Municipal votou para cortar US$ 10 mil de seu salário anual, assim como uma parte do pagamento de sua equipe, além de demitir até 100 oficiais de uma equipe de 1,4 mil membros.

Ela disse à imprensa que está "ok" em relação ao corte de salário, mas não em relação às demissões de policiais jovens — muitos deles são minorias contratadas especialmente para melhorar a diversidade do departamento.

"Isso, para mim, acabou. Não consigo", disse, em entrevista coletiva. "É realmente pela falta de respeito com os oficiais."