Topo

Esse conteúdo é antigo

Inundação atinge Buda Gigante de Leshan, na China, pela 1ª vez em 70 anos

Segundo a imprensa chinesa, essa é a 1ª vez em pelo menos sete décadas que a estátua é atingida pelas águas - AFP
Segundo a imprensa chinesa, essa é a 1ª vez em pelo menos sete décadas que a estátua é atingida pelas águas Imagem: AFP

Do UOL, em São Paulo

19/08/2020 15h05Atualizada em 19/08/2020 16h14

Inundações no sul da China fizeram com que as águas do rio Yangtze chegassem aos pés da estátua do Buda Gigante de Leshan — segundo a imprensa chinesa, isso não acontecia há pelo menos 70 anos.

As enchentes neste ano estão mais severas que o esperado para o período. A última chuva forçou autoridades a aumentar o alerta e evacuar os chineses que vivem às margens do curso do rio.

Nessa estátua, ponto turístico da região, Buda aparece sentado, esculpido em uma encosta no Monte Emei. O monumento de 71 metros de altura fica na província de Sichuan e faz parte do patrimônio mundial da Unesco.

Geralmente, turistas podem se reunir aos pés da estátua, mas a área foi fechada para visitantes na última segunda-feira (17), em resposta ao aumento do nível das águas. As autoridades esperam que ele seja reaberto no final desta semana, de acordo com a emissora norte-americana CNN.

Fotos desta semana mostram a plataforma que fica aos pés da estátua completamente inundada, enquanto em imagens mais antigas, do período sem chuvas, o local aparece lotado de pessoas.

Enchente atinge pes do Buda de Leshan, na China - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images
Turistas se reu em para apreciar estátua do Buda de Leshan, na China - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images