Topo

Esse conteúdo é antigo

Especialista diz que Reino Unido não enfrentará segunda onda de covid-19

Pessoas caminham na Millennium Bridge, em Londres - Tolga AKMEN / AFP
Pessoas caminham na Millennium Bridge, em Londres Imagem: Tolga AKMEN / AFP

Do UOL, em São Paulo

02/09/2020 17h04

O Reino Unido não deve enfrentar uma segunda onda de casos de covid-19. De acordo com especialistas, o aumento no número de casos se deve ao sistema de testagem criado na região.

Segundo o jornal inglês The Sun, números do Office for National Statistics mostraram nesta semana que as chances de uma pessoa pegar covid-19 na Inglaterra são de cerca de 44 em um milhão por dia, e os cientistas já acreditam que o país pode voltar ao normal.

"Atualmente não há uma segunda onda. O que estamos vendo é um aumento acentuado no número de pessoas saudáveis que carregam o vírus, mas não exibem sintomas", afirmou o diretor do Centro de Medicina Baseada em Evidências, professor Carl Heneghan. "Quase todos eles são jovens. Eles estão sendo vistos porque, finalmente, existe um sistema abrangente de teste e rastreamento nacional."

Heneghan acredita que o governo agora precisa enviar uma mensagem clara de que o risco de contrair o coronavírus é baixo.

Em um artigo escrito na revista britânica The Spectator, o professor destacou que tanto o Reino Unido quanto a Itália têm um número crescente de casos, mas "um número estável e muito baixo de mortes".

O professor afirma que isso pode ser devido ao fato de que agora a população está mais preparada para lidar com o vírus à medida que os especialistas continuam a aprender mais sobre a doença.