Topo

Esse conteúdo é antigo

Líder da oposição em Belarus diz que ativista que sumiu foi sequestrada

Do UOL, em São Paulo

07/09/2020 18h26

Líder da oposição em Belarus, Svetlana Tikhanovskaya afirmou hoje que tem certeza que a colega oposicionista, a ativista Maria Kolesnikova, foi sequestrada.

Kolesnikova foi detida nesta segunda-feira (7) por um grupo de desconhecidos no centro da capital Minsk, de acordo com informações do site local "TUT.by".

Kolesnikova, membro do Conselho de Coordenação (CC) para a transferência pacífica do poder em Belarus, é uma dos principais nomes da oposição do país. "Recebemos a confirmação de que Maria foi alegadamente detida no centro de Minsk", disse Pavel Latushko, membro do CC, à agência de notícias russa "Interfax".

Svetlana Tikhanovskaya disputou as eleições presidenciais em agosto contra o ditador Alexander Lukashenko. A reeleição do atual presidente desencadeou uma onda de protestos no país, com forte repressão do governo.

Svetlana está exilada desde o dia do pleito e falou à jornalista americana Christiane Amanpour, da CNN. "Temos certeza de que ela foi sequestrada nesta manhã, mas não sabemos ainda o que aconteceu epois. Talvez ela esteja na cadeia, ninguém sabe", afirmou a bielorrussa, em trecho da entrevista divulgado no Twitter.

A oposicionista afirmou ainda que está preocupada com a perseguição a líderes do Conselho de Coordenação, que estão sendo "perseguidos, sequestrados e ameaçados".