Topo

Esse conteúdo é antigo

Trump pede que repórter tire máscara para fazer pergunta, mas ele se recusa

"Você vai ter que tirar isso [a máscara], por favor. A quantos metros você está?", insistiu Trump - Mandel Ngan/AFP
"Você vai ter que tirar isso [a máscara], por favor. A quantos metros você está?", insistiu Trump Imagem: Mandel Ngan/AFP

Do UOL, em São Paulo

08/09/2020 14h42Atualizada em 08/09/2020 15h05

Um repórter da agência Reuters recusou um pedido do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para tirar a máscara durante uma coletiva, enquanto fazia uma pergunta.

Jeff Mason, também vice-presidente da Associação de Correspondentes da Casa Branca, havia acabado de começar a falar com Trump quando foi interrompido pelo presidente: "Você vai ter que tirar isso [a máscara], por favor. Você pode tirar. A quantos metros você está?".

O repórter, então, se recusou a tirar a máscara e disse que falaria mais alto. Quando voltou a formular sua pergunta, foi novamente interrompido por Trump: "Bem, se você não tirar... Sua voz está muito abafada, então seria muito mais fácil se você tirasse a máscara".

Mason voltou a negar o pedido e aumentou o tom de voz, perguntando a Trump se estava melhor. O presidente, visivelmente contrariado, respondeu que sim.

Outros repórteres presentes na coletiva tiraram a máscara ao falar com Trump, segundo o The Independent. O presidente chegou a lançar uma indireta a Mason quando falou com um deles: "Sua voz soa tão clara, ao contrário da de todos os outros...".

A Associação de Correspondentes da Casa Branca, da qual Jeff Mason também foi presidente de 2016 e 2017, pede que seus membros usem máscara durante os trabalhos em meio à pandemia de covid-19.