Topo

Trump e Casa Branca admitem ter 'minimizado' coronavírus intencionalmente

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em entrevista coletiva na Casa Branca - Mandel Ngan/AFP
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em entrevista coletiva na Casa Branca Imagem: Mandel Ngan/AFP

Do UOL, em São Paulo

09/09/2020 15h48

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, teria mostrado em fevereiro conhecimento sobre a gravidade do coronavírus e dito que sabia que a covid-19 era mais séria que uma gripe comum.

Segundo o The New York Times, que revelou hoje uma entrevista realizada há mais de seis meses, ele teria dito ao jornalista ao jornalista Bob Woodward que a doença é "mortal". A entrevista seria parte das apurações de Woodward para seu próximo livro, "Rage", que ainda não foi publicado.

"Isso é mortal", teria dito o presidente dos EUA. "Você apenas respira o ar e é assim que passa. E isso é muito complicado. Isso é muito delicado. Também é mais mortal do que uma gripe sazonal".

Em 19 de março, segundo o The New York Times, Trump teria dito: "Eu queria sempre minimizar [o coronavírus]. Ainda gosto de minimizar, porque não quero criar pânico".

O democrata Joe Biden, oponente de Trump nas eleições presidenciais deste ano, criticou o republicano: "Ele sabia e minimizou de propósito", disse, durante um discurso em Warren, Michigan. "Pior, ele mentiu para o povo americano".

Em entrevista coletiva hoje na Casa Branca, logo após o conteúdo do livro ser tornado público em reportagens, a secretária de imprensa, Kayleigh McEnany, afirmou que o presidente não mentiu, mas intencionalmente não mencionou a gravidade da pandemia no país.

"Este presidente faz o que os líderes fazem, bons líderes. Mas o presidente nunca mentiu para o público americano sobre a covid-19".