Topo

Esse conteúdo é antigo

Condutor usa freio de emergência e salva criança de 3 anos de atropelamento

Condutor de trem conseguiu frear a tempo de evitar atropelamento de criança de 3 anos na Argentina - Reprodução
Condutor de trem conseguiu frear a tempo de evitar atropelamento de criança de 3 anos na Argentina Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

18/09/2020 18h55

Um condutor de trem argentino evitou uma tragédia na tarde de terça-feira: ele acionou os freios de emergência da máquina e evitou que o veículo atropelasse uma criança de 3 anos que estava sozinha nos trilhos.

O caso ocorreu em trecho da ferrovia General Roca, na altura da cidade de Guernica, na região metropolitana de Buenos Aires, e foi registrado pelas câmeras de segurança.

As imagens, divididas em duas telas, mostram tanto a cabine de condução quanto a vista que o maquinista tem dos trilhos. O motorista, identificado pela rede Cadena 3 como Damián Solari, conduzia o trem aparentemente tranquilo quando avista algo à frente; é possível vê-lo se levantar para enxergar melhor enquanto aciona o freio de emergência e para a marcha.

Com o trem já paralisado, a visão do garoto parado no meio do trilho fica nítida nas câmeras. Logo após o incidente, Solari pega um comunicador para reportar o ocorrido enquanto o menino corre para fora dos trilhos e três adultos surgem para socorrê-lo.

"Os condutores são treinados para esse tipo de situação, mas ele teve os reflexos necessários para ativar o freio e evitar atropelar o garoto de 3 anos que estava na via", disse, em comunicado, a Trenes Argentinos, estatal que administra a rede ferroviária da Argentina.

A empresa também afirmou que, embora a área seja rodeada por cercas, alguns pontos podem ter sido vandalizados permitindo que a criança as atravessasse e chegasse até os trilhos.