Topo

Esse conteúdo é antigo

Baleias teimosas atrapalham treinamento militar da Otan no Reino Unido

Grupo de baleias bicudas insiste em permanecer no lago escocês; atividade militar acontece no domingo (4) - Jens Buettner/AP
Grupo de baleias bicudas insiste em permanecer no lago escocês; atividade militar acontece no domingo (4) Imagem: Jens Buettner/AP

Do UOL, em São Paulo

02/10/2020 16h39

Um grupo de baleias tem repetidamente impedido a realização de um treinamento militar por forças da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), na Escócia.

Trata-se de de um baleal composto por cinco animais da espécie Baleia-bicuda-de-cabeça-plana-do-norte. Eles parecem gostar das águas do Lago Loch, exatamente onde o porta-aviões HMS Queen Elizabeth será centro da atividade militar, neste domingo (4).

As forças da Otan temem que o equipamento sonar das embarcações envolvidas na atividade possam ferir os animais, caso eles não sejam afastados dali a tempo.

O Ministério da Defesa, o Resgate de Vida Marinha de Mergulhadores Britânicos e alguns voluntários orquestravam um último esforço para afastar os animais da região ainda hoje. Nas últimas duas tentativas, não houve sucesso.