Topo

Esse conteúdo é antigo

Trump está com sintomas leves de covid e continua trabalhando

Presidente dos EUA, Donald Trump, foi diagnosticado com covid-19 - TOM BRENNER/Reuters
Presidente dos EUA, Donald Trump, foi diagnosticado com covid-19 Imagem: TOM BRENNER/Reuters

Do UOL, em São Paulo*

02/10/2020 11h11

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, apresenta sintomas leves após contrair a covid-19, indicaram funcionários da Casa Branca. A emissora NBC News ainda divulgou que o político segue trabalhando em casa.

De acordo com informações de emissoras de TV dos EUA, há discussões em curso para avaliar se o presidente fará um pronunciamento à nação hoje.

O republicano, 74, candidato à reeleição, anunciou nesta madrugada nas redes sociais que ele e a esposa, a primeira-dama Melania, foram infectados pelo novo coronavírus, a um mês do pleito, marcado para 3 de novembro.

"Esta noite, Melania e eu testamos positivo para covid-19. Começaremos nosso processo de quarentena e recuperação imediatamente. Vamos superar isso juntos", escreveu.

O médico do mandatário, Sean Conley, disse que Trump e a primeira-dama permanecerão na Casa Branca durante o período de isolamento. Em seu perfil, Melania disse se sentir bem e que já cancelou todos os próximos compromissos.

"Fiquem tranquilos, espero que o presidente continue desempenhando suas funções sem interrupções durante a recuperação, e vou mantê-los atualizados sobre quaisquer desenvolvimentos futuros", disse Conley, segundo veículos de imprensa norte-americanos.

O adversário de Trump na eleição, o democrata Joe Biden, desejou pronta recuperação ao casal. Ao longo da pandemia, o presidente tem minimizado o novo coronavírus e frequentemente aparece sem máscaras em eventos públicos —ele, inclusive, ironizou Biden pelo uso do acessório.

O democrata, que esteve com Trump em debate na terça-feira (29), disse que fará o teste para saber se está com covid-19.

Os Estados Unidos são o país mais atingido no mundo pela pandemia de coronavírus, com 7,2 milhões de casos, segundo levantamento da Universidade Johns Hopkins.

Trump seria responsável por 40% das informações erradas divulgadas sobre a pandemia entre janeiro e maio, segundo estudo da Universidade Cornell. A doença já matou mais de 200 mil pessoas nos Estados Unidos.

* Com informações da Reuters