Topo

Esse conteúdo é antigo

Mulher é presa e devolve R$ 21 milhões por venda online de itens furtados

Esquema durou mais de 19 anos e percorreu os EUA - Bill Oxford/Getty Images
Esquema durou mais de 19 anos e percorreu os EUA Imagem: Bill Oxford/Getty Images

Colaboração para o UOL, em São Paulo

05/10/2020 15h50

Kim Richardson, de 63 anos, passou 19 deles furtando produtos e vendendo-os na internet. Condenada, na quinta-feira (1), a quatro anos e oito meses de prisão, a norte-americana concordou em devolver 3,8 milhões de dólares, cerca de R$ 21 milhões, como restituição pelos crimes cometidos.

A prática criminosa, que começou em agosto de 2000, foi interrompida em abril do ano passado por conta do início de uma investigação federal. Residente de Dallas, Kim rodava os EUA furtando lojas de varejo. Ela vendia os itens roubados pelo 'eBay' ou em negociações diretas, com envio pelos correios americanos.

O procurador dos EUA, Ryan K. Patrick, explicou o caso em um comunicado à imprensa: "Ela usava ferramentas de furto para desativar os dispositivos de segurança, e saía das lojas colocando as mercadorias roubadas em uma grande bolsa preta que carregava."

O valor de 3,8 milhões foi definido como restituição após os investigadores lincarem 4 contas de 'Paypal' com esta quantia movimentada para Kim. Na sentença, o tribunal concluiu ser "virtualmente impossível" identificar todas as vítimas do esquema.

Kim já havia se declarado como culpada em dezembro de 2019. Autorizada a ficar em liberdade até o fim do julgamento, ela agora deve devolver o dinheiro e se entregar a uma prisão federal, que "será decidida em breve". Após o cumprimento da pena ela passará 3 anos em liberdade condicional.