Topo

Esse conteúdo é antigo

Covid: Reino Unido não contabiliza quase 16 mil casos após erro em planilha

Enfermeira colhe amostra para teste de coronavírus em Chessington, no Reino Unido  - Dan Kitwood/Getty Images
Enfermeira colhe amostra para teste de coronavírus em Chessington, no Reino Unido Imagem: Dan Kitwood/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

05/10/2020 08h56

O Departamento de Saúde Pública da Inglaterra informou que deixou de contabilizar 15.841 novos casos de coronavírus no país após supostamente a planilha utilizada pelo governo atingir o limite de dados e parar de atualizar as novas informações inseridas no sistema.

Segundo a BBC, o departamento disse que os mais de 15 mil novos casos da doença que não foram incluídos nas estatísticas ocorreram entre os dias 25 de setembro e 2 de outubro.

Com o erro, todos os números divulgados pelo governo na última semana apresentavam os dados menores do que a realidade dos casos. Além disso, as informações das novas contaminações não foram repassadas aos rastreadores de contato que identificam os contaminados e a região que esses estão localizados para evitar a disseminação da doença.

De acordo o Daily Mail, Therese Coffey, secretária de Trabalho e Pensões, disse na manhã de hoje que mais britânicos podem ter sido infectados e não terem sido avisados devido ao erro na planilha.

Apesar da falha, a pasta explicou que o problema já foi resolvido e os casos foram incluídos junto aos outros números no último sábado (03).

O primeiro-ministro Boris Johnson explicou que, apesar do erro, todas as pessoas que tiveram o resultado positivo para a doença foram informadas e os rastreadores da doença no país "agora estão trabalhando em todos os contatos".

Segundo a contagem oficial da Universidade Johns Hopkins, o Reino Unido já possui 505.619 casos oficiais e 42.440 mortes em decorrência da doença.