Topo

Esse conteúdo é antigo

Contra covid, debate entre vices nos EUA terá barreira de acrílico

Funcionários fazem teste com barreiras de acrílico instaladas para debate com Mike Pence e Kamala Harris - Lucy Nicholson/Reuters
Funcionários fazem teste com barreiras de acrílico instaladas para debate com Mike Pence e Kamala Harris Imagem: Lucy Nicholson/Reuters

Do UOL, em São Paulo

07/10/2020 11h44

A equipe do vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, concordou que barreiras de acrílico sejam instaladas para o debate com a democrata Kamala Harris que acontece hoje, em Salt Lake City. Pence e Harris são, respectivamente, candidatos a vice na chapa de Donald Trump e Joe Biden. O UOL, em parceria com a BandNews, irá transmitir o encontro.

A equipe de Pence havia dito ao longo da semana que achava desnecessário colocar a barreira de acrílico perto do vice-presidente e que se opunha a tal movimento. Já Harris queria as barreiras, em parte, por causa da disseminação do novo coronavírus dentro da Casa Branca e pelo fato de que Pence participou de um evento que pode ter sido a origem da propagação. O presidente Trump e a primeira-dama Melania foram infectados.

Desde então, Pence se submeteu a vários testes para a covid-19, todos com resultado negativo. Segundo a CNN, um assessor do vice questionou sobre a necessidade médica ou científica para a implementação da barreira. Disse, no entanto, que o candidato está "ansioso" pelo debate e que não deixará uma barreira impedi-lo de defender que mais quatros anos da gestão Trump são o melhor para os Estados Unidos.

Debate entre Trump e Biden

Biden disse ontem que o próximo debate, marcado para 15 de outubro, em Miami, não deve ocorrer se seu adversário ainda estiver infectado pelo coronavírus.

Mais cedo, Trump já havia confirmado que pretende participar do debate com o candidato democrata, apesar de sua recuperação da covid-19. "Estou desejando o debate da noite de 15 de outubro, em Miami. Será incrível", escreveu o chefe de governo, em mensagem postada no Twitter.

Questionado anteriormente por repórteres, Biden disse que irá debater com o republicano apenas se especialistas dizerem que é seguro.

O democrata se submeteu a teste para detecção de covid-19 depois de ter tido contato com Trump no primeiro debate entre eles, no dia 29 de setembro, mas o resultado foi negativo. O encontro foi marcado pela troca de insultos.