Topo

Esse conteúdo é antigo

Teste de gravidez em jacaré revela moeda presa dentro da barriga do bicho

A jacaré-da-china do Saint Louis Zoo ao lado de profissionais e do exame que revelou que havia uma moeda no estômago dela - Reprodução/Saint Louis Zoo/Facebook
A jacaré-da-china do Saint Louis Zoo ao lado de profissionais e do exame que revelou que havia uma moeda no estômago dela Imagem: Reprodução/Saint Louis Zoo/Facebook

Colaboração para UOL, em São Paulo

07/10/2020 17h29

A suspeita de gravidez de uma jacaré-da-china do zoológico Saint Louis Zoo, no estado americano do Missouri, mobilizou veterinários a realizarem uma ultrassonografia no animal. O exame, para a surpresa dos profissionais, detectou que ela não estava grávida (embora possa estar em breve) — e mostrou que havia uma moeda em seu estômago.

O caso incomum foi registrado em uma postagem de Facebook da página oficial do zoológico. O post é um relato de Chris Hanley, diretor assistente de saúde animal da instituição. Ele conta que a equipe veterinária ficou alerta quando notou um aumento no tamanho do corpo da fêmea.

Além dela, o zoológico mantém um jacaré-da-china macho, que também passou por exames — no caso dele, os procedimentos foram para testar aspectos de saúde e bem-estar do bicho.

O resultado dos exames da fêmea foi que a réptil não será mãe em um momento breve — mas tem chances que isso ainda aconteça no futuro. Isso porque não foi detectado nenhum óvulo, mas apenas folículos. Esses últimos ainda podem se desenvolver, tornando a gravidez uma realidade.

Já quanto à moeda que estava no estômago da jacaré, essa será removida por meio de um procedimento cirúrgico, sob efeito de anestesia. Chris aproveitou o caso de ingestão do objeto para fazer um alerta aos visitantes do zoológico, orientando sobre a necessidade de comunicar o local a respeito de incidentes como esse.

"Por favor, tome cuidado com nossos habitats abertos. Os animais podem ingerir qualquer coisa que possa cair acidentalmente", escreveu, no Facebook. "Se isso acontecer, encontre um funcionário do zoo e informe-o ou ligue para o número de telefone da Be Kind Line (...) [listado em placas nos arredores da instituição]. Obrigado por ajudar a proteger nossos animais."