Topo

Esse conteúdo é antigo

Com capa chamativa, revista diz que covid-19 mostrou fraqueza de Trump

Capa da revista americana Time - Divulgação
Capa da revista americana Time Imagem: Divulgação

Colaboração para o UOL

08/10/2020 15h34

A nova capa da revista americana Time chamou atenção hoje e repercutiu nas redes sociais. Ela mostra dezenas de imagens de coronavírus saindo da Casa Branca. É uma ilustração para o surto de covid-19 que afetou a equipe de Donald Trump, inclusive ele. A reportagem da publicação fez uma análise dessa notícia e afirmou que a doença mostrou fraquezas do presidente, tanto na vida pessoal quanto na política.

"Trump se tornou impopular desde o dia em que assumiu o cargo, mas foi necessário seu diagnóstico e o caos que se seguiu para fazer seu partido hipnotizado registrar o perigo político. (...) É muito cedo para escrever o epitáfio da presidência de Trump, mas um dia podemos olhar para trás e ver isso como sua fraqueza final", publicou a Time.

A revista ouviu um lobista do partido de Trump, que mostrou preocupação com a possível derrota de Trump na eleição. Liam Donovan admitiu a mudança de opinião após a doença.

"Mesmo quando as pesquisas eram ruins, ele se sentia invencível para muitas pessoas. Agora eles (republicanos) estão começando a entender o fato de que não há mais tempo para mudar as coisas. A realidade está quebrando o campo de força", analisou Donovan.

A reportagem inicia com uma análise da saída de Donald Trump do hospital. Ao receber alta, ele foi para uma varanda e tentou mostrar força.

"Um presidente obcecado por força e domínio nunca suportaria ser revelado como um homem velho doente e vulnerável, um mortal feito de carne, como o resto de nós", publicou a Time.

Na varanda, Trump chegou a dizer para as pessoas não terem medo da covid-19, mas a revista destacou que ele parecia estar ofegante.

Depois a matéria lembrou de todos esforços que Donald Trump fez para minimizar a doença, principalmente ao não utilizar máscara e até criticar quem fazia isso. A revista mencionou que Trump não queria ver membros da Casa Branca com proteções no rosto.

"Quando o vice-conselheiro de segurança nacional, Matt Pottinger, disse a colegas que usava máscara para proteger um membro da família com problemas respiratórios, ele foi informado de que isso estava assustando as pessoas e que deveria parar de fazer isso perto do presidente", revelou a Time.

Depois a matéria criticou a postura de Trump no debate, por interromper demais o adversário, Joe Biden, e também o moderador. E citou que, poucos dias depois do debate, Trump se infectou, provavelmente porque não tomou cuidados sanitários em eventos públicos.

"Existem agora mais casos de coronavírus ligados ao surto na Casa Branca do que a Nova Zelândia relatou na semana passada", informou a Time.

A revista também chamou Trump de "propagador nacional de desinformação", já que ele foi considerado o maior divulgador de notícias falsas sobre covid-19, por um estudo recente.