Topo

Esse conteúdo é antigo

Após liberação médica, campanha de Trump pressiona por debate presencial

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tira a máscara para discursar em evento na Casa Branca - Mandel Ngan/AFP
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tira a máscara para discursar em evento na Casa Branca Imagem: Mandel Ngan/AFP

Do UOL, em São Paulo

11/10/2020 22h28

Após médicos liberarem Donald Trump para retomar suas atividades de campanha neste domingo (10), o comitê do presidente dos EUA e a Casa Branca começaram a fazer pressão pela realização de um debate presencial entre o presidente e seu oponente, o democrata Joe Biden, após o republicano ter recusado na semana passada participar de um embate virtual. As informações são da CNN americana.

"O presidente está pronto para participar de debates e seus médicos o liberaram para participar de eventos públicos. Não há mais risco de transmissão, então seria ótimo se o debate fosse reagendado pela comissão", afirmou hoje o diretor-adjunto de comunicação da Casa Branca. O governo americano não esclareceu, porém, as datas dos exames de Trump.

A comissão que organiza os debates da eleição presidencial dos Estados Unidos cancelou o próximo evento, que aconteceria no dia 15 de outubro, em Miami. A comissão tinha proposto que Trump e Biden fizessem um debate virtual, mas Trump alegou que está liberado para viajar e se recusou a participar de um debate que não fosse presencial.

Os esforços de última hora pelo encontro presencial mostram que a decisão de não enfrentar Biden a pouco mais de quatro semanas para o fim das eleições pode ser arriscada para Trump. O democrata está à frente do candidato à reeleição nas pesquisas de intenção de voto.

Procurada pela CNN neste domingo, a comissão organizadora dos debates não respondeu.