Topo

Esse conteúdo é antigo

Biden lembra aniversário de George Floyd e diz ter feito promessa à família

O democrata Joe Biden, que disputa com Trump a presidência dos EUA em novembro, discursou por vídeo no funeral de Floyd - Getty Image
O democrata Joe Biden, que disputa com Trump a presidência dos EUA em novembro, discursou por vídeo no funeral de Floyd Imagem: Getty Image

Do UOL, em São Paulo

14/10/2020 16h56

Candidato democrata a presidente do Estados Unidos, Joe Biden lembrou aniversário de George Floyd, homem negro, morto em maio, após um policial branco asfixiá-lo com o joelho em seu pescoço. Se estivesse vivo, Floyd completaria 47 anos nesta quarta-feira (14).

Nas redes sociais, Biden disse ter feito uma promessa à família dele, de que lutaria para que George Floyd não se tornasse apenas mais uma hashtag.

"Hoje seria o 47º aniversário de George Floyd, e ele deveria estar vivo para celebrá-lo. Fiz uma promessa à família dele de que não vou deixá-lo se tornar apenas mais uma hashtag - e vou trabalhar todos os dias como presidente para cumprir essa promessa", ressaltou Biden.

A senadora Kamala Harris, candidata a vice na chapa de Biden, também prestou homenagem a Floyd. "Ele ainda deve estar vivo hoje comemorando mais um ano com sua família e amigos. Precisamos de justiça e garantir que isso nunca aconteça novamente - começando com a proibição de estrangulamentos e criando um padrão nacional para o uso da força", defendeu.

George Floyd morreu em Minnesota, após um policial asfixiá-lo com o joelho em seu pescoço. Toda a ação foi filmada por uma mulher que passava no local.

Desde então, manifestações contra o racismo e contra a brutalidade policial se espalharam pelo país, enquanto o presidente Donald Trump enfrentava um difícil momento em sua corrida pela reeleição e recorria a uma campanha intensamente baseada na ideia de "lei e ordem".