Topo

Esse conteúdo é antigo

Vídeo mostra macacos salvando filhote atacado por jiboia; veja

Cena do vídeo antes e durante o ataque da cobra Imagem: Reprodução/Rossum25/Youtube

Colaboração para o UOL, em São Paulo

16/10/2020 15h01

Antropólogos da Universidade de Tulane (EUA) gravaram um vídeo em uma área conservada em Guanacaste, na Costa Rica, que mostra os gritos de um filhote de macaco-prego-de-cara-branca sendo estrangulado por uma jiboia. A seguir, é possível ver macacos adultos do mesmo bando se unindo para livrar o mais jovem de ser devorado pela cobra.

A "operação de resgate" é um sucesso, descrito pela revista científica Scientific Reports. De acordo com a publicação, a situação ocorreu em 2019, quando os antropólogos avistaram 25 macacos-prego-de-cara-branca brincando na floresta.

O ataque então ocorre aos 28 segundos do vídeo. O pequeno primata começa a berrar desesperadamente, enquanto é sufocado pela jiboia.

Rapidamente, um macaco macho adulto avança em direção à cobra e começa a mordê-la. De acordo com os antropólogos, o primata arranca até mesmo sangue da predadora.

Depois, o macho ganha ajuda de duas fêmeas, que também atacam a cobra para liberar o filhote. A vítima, por sua vez, foge aos 47 segundos de filmagem. Tudo fica bem e não dá para ouvir mais os gritos do jovem macaco.

O evento observado pelos pesquisadores serviu como amostra para estudo sobre o comportamento dos macacos. De acordo com os experts, as ações rápidas dos bichos "claramente apoiam a hipótese de que a predação tem sido uma forte força seletiva que impulsiona a sociabilidade nos primatas".

Além disso, o ataque mostrou a importância do vínculo social para a sobrevivência da espécie, que tem nome científico de Cebus capucinus.

Visto isso, um ponto ressaltado pelos estudiosos é que o macho alfa — que não era parente da vítima — arriscou sua vida para salvar o mais jovem. Ou seja, o parentesco não é condição necessária para o heroísmo dentro do bando.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Vídeo mostra macacos salvando filhote atacado por jiboia; veja - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Internacional