Topo

Esse conteúdo é antigo

Jacinda Ardern é reeleita primeira-ministra da Nova Zelândia

Jacinda Ardern comemora vitória na eleição da Nova Zelândia - MICHAEL BRADLEY / AFP
Jacinda Ardern comemora vitória na eleição da Nova Zelândia Imagem: MICHAEL BRADLEY / AFP

Do UOL, em São Paulo

17/10/2020 08h00

Elogiada por suas medidas de combate à pandemia do coronavírus, Jacinda Ardern foi reeleita primeira-ministra da Nova Zelândia. De acordo com a CNN, com 87% das urnas contabilizadas, ela garantiu vitória ao aparecer com 48,9% dos votos.

Com o resultado apresentado hoje, o Partido Trabalhista, de Jacinda, consegue a maior vitória das eleições para primeiro-ministro do país desde que o atual sistema político foi adotado, em 1996.

"Hoje a Nova Zelândia mostrou seu maior apoio ao nosso partido em 50 anos", disse Jacinda, em seu discurso da vitória. "Posso prometer a vocês: seremos o partido que governará para todos".

A primeira-ministra fortalece seu controle de centro-esquerda sobre o governo contra a desafiante Judith Collins, dos conservadores.

Os neozelandeses também votaram em referendos para legalizar a eutanásia e o uso da maconha de forma recreativa, o que poder tornar a Nova Zelândia apenas o terceiro país do mundo a permitir o uso adulto e venda de cannabis em seu território, depois do Uruguai e do Canadá. Os resultados devem ser anunciados em 30 de outubro.

Jacinda ficou conhecida globalmente pelo combate à pandemia. A Nova Zelândia chegou a registrar 102 dias sem mortes pela doença e totaliza, hoje, menos de 2 mil casos e 25 mortes pela covid-19.