Topo

Esse conteúdo é antigo

Peixe 'solitário' que comeu todos os colegas de aquário celebra 16 anos

Mikko mudou o seu comportamento nos últimos meses - Reprodução/@sealifehelsinki/Instagram
Mikko mudou o seu comportamento nos últimos meses Imagem: Reprodução/@sealifehelsinki/Instagram

Colaboração para o UOL, em São Paulo

23/10/2020 14h12

A garoupa Mikko está comemorando 16 anos no Linnanmaki Sea Life, na capital da Finlândia, Helsinque, mas os seus últimos tempos não foram marcados por muita felicidade. O peixe sofreu com episódios de solidão quando o aquário teve que suspender as suas atividades por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus. Ele não pode dividir o aquário com outros animais, já que comeu todos os colegas que foram colocados com ele, até hoje.

"Quando tivemos que fechar devido à Covid-19, os funcionários perceberam claramente que Mikko parecia mais apático por não haver visitantes", disse uma representante da atração, conforme noticiado pelo Daily Star. E acrescentou: "Ele estava mais quieto e distante do que o normal em seu tanque."

Em celebração ao aniversário, o animal foi presenteado com um bolo de salmão e velas para que ele se alegrasse um pouco. Outras medidas anteriores incluem uma escovação de seu corpo e a instalação de uma televisão próxima para que o peixe tivesse alguma companhia.

Já a sua experiência com outros da mesma família não foi boa, porque, com 15 quilos, Mikko tem o costume de comer todos os seus companheiros de aquário, tendo inclusive engolido um peixe-leão-vermelho venenoso.

Desde que passou a viver no local, em 2007, o peixe foi trocado de espaço pelo menos três vezes, justamente por conta do hábito de abocanhar o que está à volta dele. Mas, entre os visitantes, ele é um sucesso, sendo considerado pelo Sea Life como o "peixe mais famoso da Finlândia".