Topo

Covid-19: Bélgica anuncia 2º lockdown após semana com 100 mil novos casos

Covid-19: Bélgica anuncia 2º lockdown após semana com 100 mil novos casos - Dursun Aydemir/Anadolu Agency via Getty Images
Covid-19: Bélgica anuncia 2º lockdown após semana com 100 mil novos casos Imagem: Dursun Aydemir/Anadolu Agency via Getty Images

Colaboração para o UOL, em São Paulo

30/10/2020 17h01

O governo da Bélgica anunciou nesta sexta-feira um segundo lockdown no país após autoridades informarem que as restrições mais rígidas impostas nas últimas semanas surtiram pouco efeito na diminuição dos números da pandemia da covid-19 no país.

"Nosso país está em uma emergência de saúde", disse o Primeiro-ministro belga, Alexander De Croo hoje. "A pressão sobre os hospitais é imensa, nossos prestadores de cuidados estão fazendo esforços desumanos. Não vemos nenhuma mudança, completou ele citando as 100 mil novas infecções no país apenas semana passada.

O governo da Bélgica decidiu fechar o comércio não essencial por seis semanas. Além disso, o trabalho remoto continuará sendo obrigatório, desde que possível.

As medidas de fechamento valem até 13 de dezembro, mas no início do último mês do ano uma nova reunião será feita para reavaliar a situação no país. No entanto, as aulas para a escola primária devem voltar já na segunda quinzena de novembro.

Além do fechamento do comércio, outras regras serão adotadas a partir de domingo a noite. As reuniões públicas em locais abertos serão restritos a, no máximo, quatro pessoas e visitas dentro de casa devem se limitar a apenas uma pessoa.