Topo

Esse conteúdo é antigo

Pelosi: Congresso está pronto para determinar resultado se Trump contestar

Do UOL, em São Paulo

03/11/2020 13h33

A presidente da Câmara dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, disse que o Congresso está "pronto" e "preparado" para determinar os resultados da eleição presidencial, caso sejam contestados, em meio a relatos de que o presidente Donald Trump não admitará a derrota se perder o pleito de hoje para Joe Biden.

Em entrevista à National Public Radio ontem, a democrata, adversária de Trump, comentou a remota possibilidade de o Congresso ter que determinar o resultado das eleições.

"Nós entendemos o que é a lei e a preeminência do papel do Congresso e especificamente da Câmara quando se trata de contar os votos. Estamos prontos. Estamos preparados", disse Pelosi.

"Já faz um tempo que estamos prontos porque vemos essa irresponsabilidade do presidente, seu desrespeito pela Constituição, por nossa democracia e pela integridade de nossas eleições", continuou. "Então", acrescentou, "estamos prontos para ele."

Ao longo de sua campanha à reeleição, Trump tem afirmado que a única maneira de perder seria a fraude eleitoral atacando, sem provas, a segurança do voto pelo correio em meio à pandemia do novo coronavírus.

Ontem, o Twitter e o Facebook adicionaram alertas em publicações dele que diziam que uma decisão da Suprema Corte do país sobre a votação por correio na Pensilvânia levaria a uma fraude generalizada e que era "muito perigosa". O Twitter ocultou a publicação de Trump, colocando um aviso de que o conteúdo era "questionável" e "poderia ser enganoso".

Em fevereiro deste ano, ao fim do discurso do presidente no Congresso dos Estados Unidos, Pelosi rasgou o que seria uma cópia do pronunciamento do mandatário.

A cena foi o desfecho de um clima nada amistoso que começou assim que Trump chegou ao púlpito da Câmara, quando ele quebrou o protocolo ao cumprimentar apenas o vice-presidente do país, Mike Pence, e ignorou a democrata, que havia lhe estendido a mão.