Topo

Esse conteúdo é antigo

Trump vê Filadélfia com 'histórico podre' após virada na Pensilvânia

Do UOL, em São Paulo

06/11/2020 12h59Atualizada em 06/11/2020 15h05

O presidente americano Donald Trump criticou hoje as autoridades eleitorais da Filadélfia, na Pensilvânia, após uma virada do seu rival Joe Biden na apuração dos votos para a eleição presidencial. Trump colocou em xeque a integridade eleitoral da região, que pertence ao Condado da Filadélfia, o mais populoso da Pensilvânia.

ACOMPANHE A APURAÇÃO EM TEMPO REAL

"A Filadélfia tem um histórico podre de integridade eleitoral", acusou Trump no Twitter, em mais uma das muitas ofensivas que o presidente tem feito questionando a contagem dos votos em alguns estados, que já dura três dias desde a eleição presencial realizada na terça-feira (3).

Mais tarde, o prefeito da Filadélfia, Jim Kenney, rebateu os ataques do presidente, defendendo o processo de contagem de votos. Ele garantiu que todos os votos — presenciais ou enviados pelo correio — serão contados e classificou as acusações de fraude feitas por Trump como "infundadas".

"O que nós temos visto na Filadélfia é a democracia pura e simples. Os pais fundadores da República, se vissem nosso sistema, ficariam orgulhosos", disse o democrata durante coletiva. "Francamente, acho que o presidente precisa se comportar como adulto. Ele precisa reconhecer o fato de que perdeu e precisa parabenizar o vencedor, como George W. Bush fez, como outros já fizeram antes."

Com seis estados ainda sem uma definição de vencedor na apuração, o democrata Joe Biden conseguiu uma virada importante na Pensilvânia nas últimas horas. Com 20 delegados no Colégio Eleitoral, o estado é um dos que possuem mais força no processo de eleição indireta dos Estados Unidos.

Segundo projeções feitas com base nas parciais de apuração de cada estado, Biden lidera a corrida presidencial com 253 delegados contra 214 de Trump. A vitória na Pensilvânia levaria o democrata a 273 de um total de 538 delegados, confirmando assim o triunfo sobre o republicano, que tenta a reeleição.

Com 95% das urnas apuradas, segundo o jornal The New York Times, Biden tem 49,4% dos votos na Pensilvânia, contra 49,3% de Trump.

Além da Pensilvânia, Biden também passou à frente de Trump na apuração do estado da Geórgia recentemente. O estado dá 16 delegados ao vencedor no voto popular e com isso o democrata chegaria a 269, muito próximo da marca de 270 necessária para confirmar a vitória.

Os Estados Unidos não têm um órgão oficial que divulga, em tempo real, os resultados das urnas, como o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) no Brasil. Por isso, as agências de notícias AFP, AP e Fox fazem extrapolações estatísticas e apontam os vencedores por estado. Isso pode gerar distorções momentâneas na aferição dos votos, mas não compromete o resultado final da eleição.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do informado anteriormente no texto, a Filadélfia não é a capital da Pensilvânia, e sim Harrisburg. A informação foi corrigida.