Topo

Esse conteúdo é antigo

Biden deve manter maioria na Câmara; Senado segue indefinido

Joe Biden e Kamala Harris, eleitos pelo Partido Democrata nos EUA - Drew Angerer/Getty Images/AFP
Joe Biden e Kamala Harris, eleitos pelo Partido Democrata nos EUA Imagem: Drew Angerer/Getty Images/AFP

Lucas Borges Teixeira

Do UOL, em São Paulo

07/11/2020 16h39

Joe Biden, presidente eleito dos Estados Unidos, deverá manter a vantagem democrata na Câmara dos Representantes, equivalente à Câmara dos Deputados no Brasil, no mandato a partir de 2021. No Senado, que hoje tem maioria republicana, a disputa está empatada.

Biden foi considerado o 46º presidente dos Estados Unidos pela imprensa após vencer na Pensilvânia e em Nevada neste sábado (7). Com as vitórias, ele reúne 279 votos do Colégio Eleitoral, nove a mais do que precisava para derrotar o presidente Donald Trump, que tentava a eleição.

No atual mandato, a Câmara tem maioria democrata, com 232 representantes, contra 198 republicanos e cinco cadeiras independentes. As eleições de 2020, que postularam Biden, mantêm essa tendência.

Até então, com 215 deputados eleitos, os democratas estão a três cadeiras de manterem a liderança com pelo menos 218 representantes. Os republicanos já elegeram 195 cadeiras. Vinte e cinco ainda estão em disputa.

No Senado o cenário ainda está indefinido. Atualmente, os republicanos têm a maioria das 100 cadeiras com 53 representantes, enquanto democratas têm 45 senadores e dois são independentes.

Com quatro cadeiras indefinidas, a eleição atual está empatada, cada um está com 48 representantes.

Na eleição presidencial, ainda faltam quatro estados em apuração - dos quais Biden lidera em três -, mas, segundo a constituição norte-americana, um candidato precisa de mais da metade do Colégio Eleitoral (270 delegados) para ser eleito. Com confirmação de Pensilvânia e Nevada, Biden consolidou pelo menos 279.