Topo

Esse conteúdo é antigo

Obama parabeniza Biden e Kamala Harris: 'Não poderia estar mais orgulhoso'

Do UOL, em São Paulo

07/11/2020 15h26

Barack Obama, ex-presidente dos Estados Unidos, parabenizou Joe Biden pela vitória sobre Donald Trump nas eleições do país.

Em sua declaração, publicada no Twitter, Obama também cumprimentou Kamala Harris, que fez história ao se tornar a primeira vice-presidente dos EUA.

"Eu não poderia estar mais orgulhoso de parabenizar nosso próximo presidente, Joe Biden, e nossa próxima primeira-dama, Jull Biden. Também não poderia estar mais orgulhoso de parabenizar Kamala Harris e Doug Emhoff pela eleição inovadora de Kamala como nossa próxima vice-presidente", começou escrevendo o ex-presidente.

"Nesta eleição, sob circunstâncias nunca experimentadas, os americanos compareceram em números nunca vistos. E assim que cada voto for contado, o presidente eleito Biden e a vice-presidente eleita Harris terão obtido uma vitória histórica e decisiva", completou.

27.out.2020 - O ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama em discurso para a campanha de Joe Biden em Orlando, na Flórida - Ricardo Arduengo/AFP - Ricardo Arduengo/AFP
O ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama em discurso para a campanha de Joe Biden em Orlando, na Flórida
Imagem: Ricardo Arduengo/AFP

Obama ainda ressaltou que, quando Biden de fato assumir a presidência dos EUA, ele terá uma "série de desafios extraordinários que nenhum presidente jamais enfrentou", como o decorrer da pandemia do novo coronavírus, a democracia em risco, um sistema de justiça desigual e o clima em perigo.

"Quero agradecer a todos que trabalharam, se organizaram e se voluntariaram para a campanha do Biden, a cada americano que se envolveu e a todos que votaram pela primeira vez. Nossa democracia precisa de todos nós mais do que nunca", finalizou Obama.

A ex-primeira dama Michelle Obama também parabenizou Joe Biden e Kamala Harris. Em mensagem publicada nas redes sociais, ela diz estar emocionada e que o novo governo vai "restaurar a dignidade, competência e o coração da Casa Branca".

Michelle também agradeceu aos eleitores. "Obrigado a todos vocês que despejaram esperança e determinação nesta democracia. Mais votos foram lançados nesta eleição do que nunca".

A ex-primeira dama ressaltou que a vitória de Biden nas eleições americanas é "apenas o começo". "É um primeiro passo. Votar em uma eleição não é uma varinha mágica, nem vencer uma". Ela também pede que os eleitores valorizem a democracia: "Cada voto conta".