Topo

Esse conteúdo é antigo

Dicionário de inglês escolhe 'lockdown' como a palavra do ano

De acordo com o dicionário, a definição atual é 'a imposição de rígidas restrições a viagens, interação social e acesso a espaços públicos' Imagem: Getty Images

Colaboração para o UOL, em São Paulo

10/11/2020 13h10

Após registrar um uso do termo "lockdown" de 6.000% a mais em 2020 comparado com o ano anterior, o dicionário de inglês Collins declarou que essa seria a palavra deste ano. Ela se refere ao bloqueio total de uma região, impedindo qualquer deslocamento de pessoas, informações ou produtos de uma área. O termo está sendo constantemente utilizado devido à pandemia do novo coronavírus.

"Nossos lexicógrafos [profissionais que produzem dicionários] escolheram 'lockdown' como a palavra do ano porque é uma experiência compartilhada por bilhões de pessoas em todo o mundo, que tiveram que fazer a sua parte no combate à propagação da covid-19", informou o comunicado oficial. E acrescentaram: "A pandemia mudou a vida de todos profundamente e teve um impacto significativo em nossa língua".

As autoridades linguísticas registraram mais de 250 mil utilizações do termo nos últimos meses, contra apenas 4 mil em 2019, uma vez que, até então, ele fazia parte do vocabulário utilizado em prisões para se referir ao confinamento dos detentos quando havia algum conflito no local.

De acordo com o dicionário, a definição atual é "a imposição de rígidas restrições a viagens, interação social e acesso a espaços públicos". "Lockdown" não foi o único vocábulo relacionado à pandemia a ser considerado pela instituição. Entre outras, também estão "coronavírus", "trabalhadores essenciais" e "distanciamento social".

Por outro lado, outros termos da lista incluíam "BLM", a abreviação do movimento "Black Lives Matter" (Vidas Negras Importam, em português) e "Megxit", em referência à saída de Meghan Markle, esposa do príncipe Harry, da família real britânica.

Já no ano passado, a palavra escolhida pelo Collins foi "greve climática", com destaque para o movimento ambientalista liderado pela ativista sueca Greta Thunberg.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Dicionário de inglês escolhe 'lockdown' como a palavra do ano - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Internacional