Topo

Esse conteúdo é antigo

Mulher é acusada de fingir ter câncer para gastar doações de R$ 320 mil

 Um tribunal inglês acusou Nicole de ter fingido ter câncer de ovário para arrecadar doações e gastar dinheiro com vida luxuosa - Reprodução/@ScallywagNYC/Twitter
Um tribunal inglês acusou Nicole de ter fingido ter câncer de ovário para arrecadar doações e gastar dinheiro com vida luxuosa Imagem: Reprodução/@ScallywagNYC/Twitter

Colaboração para o UOL, em São Paulo

11/11/2020 12h00

Nicole Elkabbass, de 42 anos, foi acusada em abril por um tribunal na Inglaterra de ter fingido ter câncer de ovário e, com o golpe ter arrecadado, em uma 'vaquinha' virtual no site GoFundMe, um total de 45 mil libras esterlinas (cerca de R$ 320 mil). O dinheiro teria sido usado em viagens, férias luxuosas, casas de jogos de azar e na compra de ingressos para partidas de futebol. Apesar das acusações no tribunal, a mulher ainda não foi condenada pela justiça.

A mulher, de acordo com o site Daily Star, abriu a vaquinha com o título "Nicole precisa de nossa ajuda para tratamentos". Na página havia uma foto de Elkabbass deitada em estado debilitado em uma cama de hospital, para seu suposto tratamento contra o câncer.

Todavia, a acusação apontou que a foto foi tirada após uma cirurgia de remoção da vesícula biliar, e não tem relação nenhuma com o diagnóstico descrito. Ou seja, se tratava de uma mentira para conseguir dinheiro de doadores generosos.

O conteúdo da vaquinha até transmitia a ideia de que era escrito pela mãe da acusada, que a representava como uma "linda filha" e "mãe amorosa", de acordo com o promotor Ben Irwin.

"Ela não usou esse dinheiro para tratamento de câncer. O dinheiro que ela recebeu foi, na verdade, para uma variedade de coisas — muito foi para o jogo de azar, muito para as viagens e para os ingressos [de jogos] do [time de futebol] Tottenham Hotspur", acusou Irwin.

Apesar das acusações, a mulher ainda não foi condenada pela justiça - Reprodução/Youtube - Reprodução/Youtube
Apesar das acusações, a Nicole ainda não foi condenada pela justiça
Imagem: Reprodução/Youtube

O ginecologista Nicholas Humphrey Morris, que esteve presente na audiência, afirmou que não diagnosticou Elkabbass com câncer. Ela que teria o informado sobre o suposto diagnóstico, mas ele suspeitou de que aquilo era mentira ao ver que ela abriu a página para arrecadar dinheiro na web.

Além disso, o médico disse que viu a foto postada na vaquinha e percebeu que o papel de parede da cama era do Hospital Spencer em Margate, Kent, onde a paciente havia passado pela cirurgia de vesícula dois anos antes. Portanto, a foto não era de um recente tratamento para câncer.

A suposta golpista foi acusada de ter usado a foto fora de contexto e aplicar o golpe, arrecadando dinheiro de doações para fins de luxo. Ela ainda está enfrentando formalmente acusações de fraude e posse de propriedade criminosa, mas as nega. Apesar das acusações, a mulher ainda não foi condenada pela justiça.