Topo

Esse conteúdo é antigo

Gata está tão rechonchuda que dona pede a vizinhos: 'parem de alimentá-la'

A gata Iris está tão rechonchuda que não consegue passar pela porta para gatos instalada pela dona dela - Reprodução
A gata Iris está tão rechonchuda que não consegue passar pela porta para gatos instalada pela dona dela Imagem: Reprodução

Colaboração para o UOL, em São Paulo

12/11/2020 10h13

Na cidade de Exmouth, no Reino Unido, vive uma gata gorda e peluda chamada Íris, que encanta a vizinhança com sua fofura e ganha em troca agrados e petiscos. Mas a situação ficou tão séria, que a gatinha já mal consegue passar pela portinhola de casa e a dona dela, Sheena Wilson, suplicou aos vizinhos que parem de alimentá-la, em uma postagem no Facebook.

"Pelo amor dos bichinhos de estimação e da gorda Íris, se você ver essa amiga peluda fingindo que foi negligenciada e tem a barriga vazia, PARE de alimentá-la", escreveu Wilson.

A felina rechonchuda dobrou de peso com os lanches oferecidos pelos vizinhos, embora em casa ela tenha uma dieta estritamente baixa em gorduras e calorias. De acordo com o site britânico The Sun, a felpuda pesa atualmente quase 7,5 quilos, quando em média uma fêmea adulta (sem raça definida) deve ter em média de 3 a 4 quilos.

Mas, claro, isso depende também de vários fatores — seja genética ou tipo físico — o que deve ser avaliado por um médico veterinário. No caso de Íris o problema é que, segundo a dona, a gata está deixando de comer em casa para aceitar agrados de desconhecidos pela vizinhança.

"Durante o último lockdown [bloqueio total], percebi que outra pessoa a [Ísis] estava alimentando porque ela mal comia sua própria comida, mas ainda engordava. Ela está ficando cada vez maior", relatou Wilson ao The Sun.

A dona até poderia evitar que a gata saísse de casa — criar felinos soltos inclusive não é recomendado por veterinários —, mas ela afirma que Íris fica muito estressada quando não pode sair da residência.

"Como você pode ver, ela realmente não se importa [com o peso], mas adoraríamos tê-la conosco pelo maior tempo possível. Íris precisa fazer uma cirurgia, mas os veterinários dizem que ela tem que perder peso antes de poder ser operada com segurança — então é realmente muito importante que ela emagreça", explicou a dona.

Vale lembrar que a obesidade em gatos pode esconder vários problemas de saúde e pode gerar complicações como diabetes, artrose, síndrome metabólica e constipação. Se você notar que o gato está perdendo ou ganhando peso de repente, recomenda-se levá-lo ao veterinário.