Topo

Esse conteúdo é antigo

Urso que furtava comida com frequência em loja de posto é capturado nos EUA

Urso-negro que furtava constantemente loja de conveniência na Califórnia (EUA) - Reprodução/CBS Sacramento/Youtube
Urso-negro que furtava constantemente loja de conveniência na Califórnia (EUA) Imagem: Reprodução/CBS Sacramento/Youtube

Colaboração para o UOL, em São Paulo

12/11/2020 11h30

Um urso-negro macho que invadia com frequência uma loja em um posto de gasolina na Califórnia, nos Estados Unidos, foi finalmente capturado por autoridades locais. O mamífero costumava furtar alimentos e já tinha sido flagrado por câmeras de segurança do estabelecimento. Após ser capturado, o urso-negro foi solto na natureza, mesmo estando com um osso quebrado na pata traseira.

A loja fica no posto de gasolina Chevron, em Kings Beach. Oficiais acreditavam anteriormente que ela estava sendo furtada por vários ursos. Mas, o Departamento de Pesca e Vida Selvagem da Califórnia confirmou mais tarde, ao canal de televisão CBS Sacramento, que se tratava de um único urso meliante.

Imagens da câmera de segurança do local mostram o urso comendo doces e biscoitos nos corredores e até encontrando clientes e funcionários, que tinham que afugentá-lo para entrarem no comércio. Alguns nem se quer arriscavam entrar na loja antes da saída do animal.

Paul Heigh foi um dos funcionários que deu de cara com o bicho. "Foi meio assustador, sim, não vou mentir", disse Heigh à CBS Sacramento "Não está na descrição do trabalho, não, de forma alguma. Lutar contra ursos não estava na descrição do trabalho", brincou.

Mas, o tormento finalmente teve fim quando o animal foi capturado e libertado na natureza, após passar por exames de saúde e bem-estar. O grande peludo estava, entretanto, com um osso quebrado na pata traseira e mesmo assim foi solto na natureza.

O fato de ele ter sido solto ferido em um habitat que não seria o mais adequado foi alvo de críticas. Anne Bryant, da organização sem fins-lucrativos de proteção a ursos, Bear League, afirmou que isso pode ter colocado o animal em risco.

"Se ele [o urso que furtava a loja de conveniência] foi levado para o habitat de outro urso, esse outro urso está territorial. Este urso [que foi recém-liberto] será comprometido. [Ele] está aleijado", alertou Bryant.