Topo

Esse conteúdo é antigo

Ministro belga envia carta e livra Papai Noel de restrições contra covid-19

O ministro da saúde da Bélgica, Frank Vandenbroucke, isentou o papai noel de regras da Covid-19  - Unsplash
O ministro da saúde da Bélgica, Frank Vandenbroucke, isentou o papai noel de regras da Covid-19 Imagem: Unsplash

Colaboração para o UOL, em São Paulo

13/11/2020 14h51

O planeta vive a pandemia do novo coronavírus e muitas viagens e planos foram cancelados em 2020, mas a trajetória do lendário Papai Noel não deixará de acontecer no Natal deste ano — e a parada na Bélgica já está confirmada. O ministro da saúde do país europeu, Frank Vandenbroucke, fez questão de escrever ontem uma carta a São Nicolau, "isentando" o bom velhinho das restrições da covid-19 para que ele possa fazer sua jornada festiva.

O ministro quis renovar o espírito natalino de uma tradição belga que ocorre todo dia 6 de dezembro, conforme divulgou o site da CNN. As crianças da Bélgica acordam nesse dia para ver o que Papai Noel — ou Sinterklaas, como é conhecido por lá — deixou de presente para elas.

Só que, em algumas partes da nação, a lenda diz que São Nicolau chega até a Bélgica partindo de barco da Espanha (e não de trenó) e faz as entregas na véspera do dia de abrir os presentes.

Visto isso, Vandenbroucke quis garantir que essa "passagem" pela Espanha fosse "mais segura para Noel". Ele escreve então na carta, publicada pelo jornal francês Le Soir:

"Como você sabe, caro São Nicolau, a Espanha está em código vermelho. De acordo com as regras, você deveria ficar alguns dias em quarentena aqui quando chegar", escreveu. "Porém, como sabemos que você não tem tempo a perder e que precisa de cada hora para preparar presentes para cada criança, decidimos abrir uma exceção", anunciou o ministro.

Tradição nacional

Apesar de Nicolau ter ganhado do ministro a exceção para "pular" o isolamento ao se instalar na Bélgica, vale lembrar que a viagem do Bom Velhinho, de acordo com a tradição belga, demora 17 dias após deixar a Espanha.

Esse período isolado dentro da embarcação, por conta própria, já deixaria o velhinho sem preocupações. A quarentena é importante ainda mais se a criatura mística faz parte do grupo de risco — no qual estão os idosos.

Por outro lado, Vandenbroucke ponderou que o Papai Noel não ficará isento do toque de recolher belga. E, claro, segundo o ministro, ele deverá continuar mantendo o distanciamento social e precisará utilizar máscara ao realizar a entrega dos presentes.

Brincadeiras à parte, o líder político também aproveitou para elogiar as crianças da Bélgica, dizendo que elas "foram particularmente corajosas este ano". E ele também "dialogou com Nicolau" sobre os pequenos cidadãos belgas:

"Na escola tudo mudou; no momento, elas [as crianças] não podem mais ver os amigos, não podem mais se entregar aos seus hobbies favoritos. Realmente, não é alegre para elas. Falar que não podem nem mesmo ser abraçados pelo vovô e pela vovó para serem consolados", redigiu Vandenbroucke.

"Mas, ainda assim, elas [as crianças] aguentam, querido São Nicolau. Não só para se proteger, mas acima de tudo para proteger os outros (...)", acrescentou o ministro.