Topo

Esse conteúdo é antigo

Boeing mata urso-pardo durante pouso no Alasca; filhote escapa por pouco

Boeing da Alaska Airline sofre danos após atropelar urso durante pouso - Reprodução/YouTube
Boeing da Alaska Airline sofre danos após atropelar urso durante pouso Imagem: Reprodução/YouTube

Do UOL, em São Paulo

16/11/2020 14h51

Um avião da Alaska Airline matou um urso-pardo enquanto pousava no aeroporto de Yakutat, no Alasca, no último sábado (14). Um filhote de dois anos escapou por pouco e não se feriu, informou o Departamento de Transporte e Instalações Públicas do Alasca.

Nenhum passageiro ficou ferido, disse a Fox Business. A aeronave sofreu alguns danos pelo impacto e vai ficar alguns dias em manutenção.

Segundo o porta-voz do departamento, Sam Dapcevich, a equipe do aeroporto liberou a pista cerca de 10 minutos antes do horário previsto para o voo do Boeing 737.

O avião pousou após o anoitecer e a tripulação seguiu os procedimentos normais de verificação da pista.

A equipe não encontrou sinais de vida selvagem durante a verificação, mas os pilotos avistaram os dois ursos cruzando a pista enquanto o avião reduzia a velocidade após o pouso, disse Dapcevich.

"A parte de frente do avião não acertou os ursos, mas o capitão sentiu um impacto no lado esquerdo depois que os animais passaram por baixo do avião", comunicou a Alaska Airlines, em nota.

Os pilotos viram o urso caído a cerca de seis metros do centro da pista enquanto o avião taxiava para uma área de estacionamento, disse a companhia aérea.

A capota do motor esquerdo foi danificada e o avião permaneceu em Yakutat. "Nossos técnicos de manutenção estão trabalhando para consertar o avião, o que levará alguns dias", informou a Alaska Airlines.