Topo

Obama compara política de Bolsonaro à de Trump ao minimizarem ciência

Barack Obama no "Conversa com Bial" - Reprodução/vídeo
Barack Obama no "Conversa com Bial" Imagem: Reprodução/vídeo

Colaboração para o UOL

17/11/2020 04h01Atualizada em 17/11/2020 08h00

O ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse que a política de Jair Bolsonaro (sem partido) é similar à de Donald Trump na questão da mudança climática e no modo de enfrentar a covid-19. Para o norte-americano, ambos não dão ênfase à ciência, e isso trouxe consequências para Trump.

"Eu não conheço o presidente do Brasil. Eu já tinha saído quando ele assumiu o cargo. Então, não quero dar uma opinião sobre alguém que não conheci", começou Obama na entrevista que cedeu ao "Conversa com Bial" nesta madrugada de terça (17). "Posso dizer que, com base no que vi, as políticas dele, assim como as de Donald Trump, parecem ter minimizado a ciência da mudança climática", afirmou.

Direto de uma suíte em um hotel em Washington, EUA, Obama seguiu comparando as políticas de ambos: "Olhando para a pandemia, Donald Trump, assim como o Brasil, não deram ênfase para a ciência, e teve consequências para ele [Trump]".

"Precisamos nos mobilizar dentro no nosso país e de forma internacional para tentar dar um fim a essa pandemia", acrescentou sobre o papel que Joe Biden, recém-eleito presidente dos EUA, e a vice Kamala Harris, terão ao enfrentar a crise do coronavírus, que já matou quase 247 mil pessoas nos EUA e chegou a 11 milhões de infectados.

"Saliva e pólvora"

No programa, o apresentador Pedro Bial perguntou a opinião de Obama sobre a provocação feita por Bolsonaro a Biden, ao dizer que "quando acabar a saliva, tem que ter pólvora" rebatendo o posicionamento do democrata norte-americano sobre as queimadas na Amazônia.

"Minha esperança é que, com a nova administração de Biden, haja uma oportunidade de redefinir essa relação. Sei que ele vai enfatizar que a mudança climática é real, que os Estados Unidos e o Brasil têm um papel de liderança a desempenhar. Sei que ele vai valorizar a ciência sobre a covid-19, e o fato de que o vírus é real", respondeu.

Memórias

Aos 59 anos, Obama está lançando o primeiro volume do livro "Uma Terra Prometida", editado no Brasil pela Cia. das Letras e já disponível nas livrarias.

Na obra de 751 páginas, o ex-presidente narra as memórias vividas na Casa Branca enquanto ocupava o posto do homem mais poderoso do mundo. Também há relatos de sua infância e homenagem às poderosas mulheres que sempre estiveram a sua volta, como a sua avó, sua mãe e a esposa Michelle.

Brasil

Na conversa, Obama também relembrou quando visitou o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, com a sua família em 2011, e citou o momento como um dos mais marcantes de sua vida.

"As meninas [Malia e Natasha] ficaram muito impressionadas. Elas me perguntaram se podiam rezar e eu disse que sim". Ele também revelou sua prece naquele dia: "Parte da minha oração era para que as minhas filhas soubessem o quanto eu as amo".

Barack Obama foi o 44º presidente dos Estados Unidos, sendo o primeiro afro-americano a ocupar o cargo. Seu governo durou duas gestões, de 20 de janeiro de 2009 a 20 de janeiro de 2017.

O "Conversa com Bial" vai ao ar de segunda a sexta-feira após o Jornal da Globo.