Topo

Esse conteúdo é antigo

Mistério do monólito encontrado no deserto de Utah pode ter sido desvendado

Objeto metálico encontrado em região remota de Utah, nos Estados Unidos, está lá desde 2016 - Reprodução/Instagram/@utahdpsaerobureau
Objeto metálico encontrado em região remota de Utah, nos Estados Unidos, está lá desde 2016 Imagem: Reprodução/Instagram/@utahdpsaerobureau

Colaboração para o UOL, em São Paulo

26/11/2020 17h40

Há dois dias, o UOL noticiou a descoberta de um monólito no deserto de Utah, nos EUA. O site The Art Newspaper comparou o objeto às obras do artista John McCracken, falecido em 2011, conhecido por criar esculturas de pirâmides, cubos e placas brilhantes. Hoje, o agente de McCracken confirmou a semelhança do objeto misterioso no deserto com uma obra presente em sua galeria de arte.

"Eu acredito que isso é definitivamente (feito) por John.", disse David Zwirner em um comunicado ao New York Times. Depois, o agente divulgou o endereço da galeria de arte para quem quisesse verificar.

"O portal para Utah fica na David Zwirner 20th Street", falou Zwirner por meio do Twitter.

As semelhanças entre os dois monumentos são grandes, mas ainda deixam algumas dúvidas em aberto. Se a obra pertence a um artista 'de galeria', como a suposta réplica dela pode ter ido parar no meio de um deserto em Utah?

Mais cedo, Tim Slane, usuário do Reddit, descobriu por meio do Google Earth que o objeto está fixado em Utah desde 2016. A novidade mexeu não só com a web, mas também com as autoridades civis. O tenente Nick Street, porta-voz do Departamento de Segurança Pública de Utah, falou que é possível que a estrutura esteja lá por "40, 50 anos, talvez mais".

Logo, a descoberta se tornou combustível para teóricos da conspiração. Um deles, segundo o The Sun, afirma que pode ser uma espécie de antena alienígena para obter informações da Terra.

Relembre a descoberta

Apesar de inúmeras de hipóteses que rodeiam o fato, as únicas informações obtidas até este momento é que um material de 3 a 12 pés de comprimento, metálico e, aparentemente pesado, foi deixado no deserto de Utah e descoberto pela equipe de segurança que sobrevoava o local no dia 18 de novembro.

A página do Departamento de Segurança Pública de Utah escreveu na legenda que o monólito foi avistado enquanto funcionários faziam contagem de ovelhas sobrevoando a área com um helicóptero.

Cena na qual um objeto metálico aparece no filme "2001:Uma Odisseia no Espaço"  - Divulgação/Metro-Goldwyn-Mayer - Divulgação/Metro-Goldwyn-Mayer
Cena na qual um objeto metálico aparece no filme "2001:Uma Odisseia no Espaço"
Imagem: Divulgação/Metro-Goldwyn-Mayer

"Durante as contagens, nos deparamos com isso, no meio do nada, enterrado bem fundo na rocha. Mentes questionadoras querem saber, o que diabos é isso? Alguém?", escreveu o departamento.

O piloto do helicóptero, Bret Hutchings, relatou ao canal televisivo KSL-TV que foi "a coisa mais estranha" que ele avistou durante anos de voos.

"Presumo que seja algum artista new wave [que criou o monólito] ou algo assim ou, você sabe, alguém que foi um grande fã de '2001: Uma Odisseia no Espaço'", disse o comandante.