Topo

Esse conteúdo é antigo

Presidente da Argentina anuncia primeira reunião oficial com Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) criticou a eleição de Alberto Fernández - Marcos Corrêa/PR e Juan Mabromata - Pool/Getty Images
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) criticou a eleição de Alberto Fernández Imagem: Marcos Corrêa/PR e Juan Mabromata - Pool/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

29/11/2020 18h39

O presidente da Argentina, Alberto Fernández, anunciou hoje que vai fazer uma reunião por videoconferência com Jair Bolsonaro (sem partido) amanhã às 11h30 para comemorar o Dia da Amizade Brasil-Argentina. O compromisso ainda não foi adicionado à agenda do presidente brasileiro.

Esse será o primeiro encontro dos dois desde que Fernández foi eleito, em outubro do ano passado. Desde então, os dois têm trocado ataques verbais. No mês passado, Bolsonaro criticou: "Fernández e Cristina Kirchner agora vão legalizar o aborto na Argentina. Deram tanta porrada no Macri, chamaram de tudo quanto é coisa... Está aí, povo argentino. Lamento, é o que vocês merecem".

Em nota, o governo argentino afirmou: "O diálogo é o resultado do trabalho constante de coordenação política que ambos os países tiveram nos últimos meses, e que teve como resultado o crescimento do comércio bilateral, ao ponto de o Brasil voltar a se posicionar como principal parceiro comercial da Argentina".

Amanhã, o Dia da Amizade Brasil-Argentina vai celebrar o 35º ano desde que os então presidentes José Sarney (MDB) e Raúl Alfonsín se encontraram na cidade brasileira de Foz de Iguaçu.

A reunião, feita em 1985, foi um marco da redemocratização dos dois países: enquanto a ditadura brasileira acabou nesse mesmo ano, a argentina havia terminado dois anos antes.

A data foi proposta pelos ex-presidentes Luis Inácio Lula da Silva (PT) e Nestor Kirchner e instituída por lei em 2018.