Topo

Esse conteúdo é antigo

Norte-americano diz que retirou monólito de Utah e manda recado

Vídeo mostra o que seriam homens retirando o monólito - Reprodução/Instagram/@rossbernards
Vídeo mostra o que seriam homens retirando o monólito Imagem: Reprodução/Instagram/@rossbernards

Do UOL, em São Paulo

02/12/2020 08h37

O desaparecimento do monólito visto em Utah foi reivindicado por um norte-americano que vive na região. Em um post no Tiktok, ele aparece com amigos retirando o que seria o objeto que viralizou e causou espanto, por ainda não se saber sua origem.

No post, Sylvan Christensen avisa: "Não abandone sua propriedade pessoal em um espaço público se você não quer que isso seja retirado".

A postagem conta com vídeos e fotos dele e dos amigos à noite, retirando do solo e carregando um objeto que parece ser o monólito:

Sylvan se descreve no Instagram como guia turístico, praticante de escaladas e produtor de conteúdo audiovisual. Ele também costuma postar fotos e vídeos de saltos de basejump.

A retirada do monólito de Utah gerou reações mistas. Muita gente curiosa foi visitar o local, mas isso causou problemas. Sem estruturas para receber grande público, o local não tem acostamento e não há banheiros no local, por exemplo.

"Nós estamos acostumados com turismo nos cânions do National Park e na Bears Ears, mas não tão rápido e concentrado como foi agora", disse o chefe da polícia do condado de San Juan, Jason Torgerson.

Testemunha da retirada

Um fotógrafo já havia testemunhado a retirada do monólito. Ross Bernards afirmou que viu quatros homens desmontando a estrutura.

Ross explicou que na sexta-feira (27), por volta das 20h40 (horário local), ele estava no local junto com outros três amigos quando ouviu vozes em meio ao deserto. Então, quatro homens apareceram e começaram a dar fortes empurrões no monólito, que começou a se inclinar em direção no solo. Os homens misteriosos também empurraram o objeto no sentido oposto na tentativa de arrancá-lo.

"É por isso que você não deixa lixo no deserto", teria dito um dos homens que parecia entender o objeto como um poluente para a paisagem natural, segundo Ross. Após os esforços, o monólito caiu no chão com um forte barulho. Depois, os homens colocaram e transportaram o objeto em um carrinho de mão, e foram embora do local.

"Enquanto eles se afastavam com as peças, um deles disse: 'Não deixe rastros'", disse Ross em entrevista por telefone ao jornal The New York Times.

Romênia

Um objeto semelhante ao do Utah foi visto na Romênia, mas também já sumiu. De acordo com relatos locais, a estrutura metálica foi removida durante a noite por uma pessoa não identificada. O caso é bem parecido com o que houve no deserto norte-americano.

Segundo o TMZ noticiou ontem, os moradores da cidade acreditam que o caso não passou de uma pegadinha de um metalúrgico ou um soldador. Ainda assim, não está claro se foi esta pessoa que tirou o objeto de lá.

O pilar triangular brilhante foi encontrado na colina Batca Doamnei, na cidade de Piatra Neamt, norte da Romênia, na última quinta-feira (26). Ele foi localizado a poucos metros de distância do conhecido marco arqueológico da Fortaleza de Petrodava, um forte construído pelo antigo povo Dácio entre 82 a.C e 106 d.C.

A estrutura triangular tinha uma altura de cerca de 4 metros e um lado estava voltado para o Monte Ceahlau, conhecido localmente como a Montanha Sagrada.