Topo

Esse conteúdo é antigo

Biden já é mais popular do que Trump jamais foi, segundo pesquisa

O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden,  - Roberto Schmidt/AFP
O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, Imagem: Roberto Schmidt/AFP

Do UOL, em São Paulo

07/12/2020 10h38

O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, já é mais popular do que o atual mandatário, Donald Trump, jamais foi durante seu período no cargo.

Segundo pesquisa do Instituto Gallup, o democrata alcançou 55% de aprovação. A avaliação desfavorável de 41%.

Já Trump, que se recusa a reconhecer a vitória de Biden e insiste em levantar suspeitas infundadas de fraude eleitoral, tem índice de aprovação de 42%. A avaliação desfavorável é de 57%.

A pesquisa foi feita depois da eleição — de 5 a 19 de novembro — período durante o qual a equipe jurídica de Trump contestou os resultados em vários estados.

Segundo a CNN, o maior índice de aprovação de Trump foi de 50% em uma pesquisa da Bloomberg News, logo após ele vencer a eleição de 2016. Ele nunca conseguiu atingir mais do que 50% em qualquer levantamento.

Ou seja, Biden já é mais popular do que Trump em qualquer momento desde que começou a concorrer à presidência, em junho de 2015.

Maioria dos republicanos não reconhece vitória

Mais de um mês depois das eleições presidenciais americanas, apenas 26 de 249 congressistas do Partido Republicano reconhecem publicamente a vitória de Biden, de acordo com levantamento do jornal Washington Post, publicado no sábado.

O número representa apenas um de cada dez congressistas republicanos. Outros dois membros da Câmara dizem que Trump venceu, negando os fatos. A ampla maioria ainda não se manifestou.

Segundo a Reuters, a campanha de Trump já pagou quase US$ 9 milhões (R$ 46 milhões) na tentativa de reverter os resultados da eleição presidencial. Porém, na última terça-feira, o procurador-geral dos Estados Unidos, William P. Barr declarou que o Departamento de Justiça não achou irregularidades em quantidade suficiente para alterar o resultado eleitoral.