Topo

Esse conteúdo é antigo

Filhote achado em balde foi devolvido por família; hoje, combate o crime

Dustin deu a volta por cima depois de ser devolvido por família adotiva, e hoje é um "herói do combate ao crime" - Reprodução/RSPCA
Dustin deu a volta por cima depois de ser devolvido por família adotiva, e hoje é um 'herói do combate ao crime' Imagem: Reprodução/RSPCA

Colaboração para o UOL, em São Paulo

07/12/2020 15h41

Um filhote de cocker spaniel foi encontrado em um balde foi resgatado pela polícia de Redhill, na Inglaterra, e tem se provado um "herói no combate ao crime".

Antes de ser querido na corporação, no entanto, Dustin chegou a ser renegado por uma família adotiva, por ser muito bagunceiro. Submetido pela polícia a um treinamento comportamental, agora o cão patrulha como farejador de drogas, dinheiro e armas nas ruas da cidade.

Os policiais encontraram o cachorrinho abandonado ao lado de três irmãos, durante o verão do hemisfério norte. Todos eles estavam famintos e precisaram ser levados a um hospital veterinário para o tratamento de infecções crônicas, contraídas no período abandonado.

Cachorro encontrado no balde estava faminto e sofria de infecções crônicas - Reprodução/RSPCA - Reprodução/RSPCA
Cachorro encontrado no balde estava faminto e sofria de infecções crônicas
Imagem: Reprodução/RSPCA

Jo Douglas, funcionário do hospital veterinário, relatou para o site da ITV os cuidados que foram necessários para tratar os filhotes. "Os pobres cachorrinhos estavam em um estado péssimo. Eles precisavam de quatro tipos diferentes de colírio que deveriam ser administrados quatro vezes ao dia, além de banhos medicamentosos para suas peles."

Após semanas de tratamento, os filhotes — chamados Dustin, El, Lucas e Mike, em homenagem aos personagens de Stranger Things — foram realocados para famílias amorosas.

Porém, o bagunceiro Dustin não conseguiu se adaptar bem ao novo lar. Segundo Jo, Dustin estava sempre se movendo, e precisava brincar o tempo inteiro. "Ele era demais para seus adotantes, então ele voltou para nós", contou o veterinário.

De volta ao Millbrook Animal Centre, Dustin recebeu um tratamento especial. Lá, os cuidadores o mantinham ocupado, escondendo bolinhas de tênis pelo centro e fazendo brincadeiras que estimulassem o olfato do cão. Ele, no entanto, surpreendeu os "amigões" do centro de resgate, e, ao invés de uma brincadeira, acabou ganhando um trabalho.

Ao ver que o cachorro era "muito bom" em brincadeiras com o olfato, o centro de resgate entro em contato com a polícia para ver se os oficiais estavam interessados em um novo recruta. A resposta foi sim, e, após um período de treinamentos, Dustin recebeu o codinome de Badger e passou a patrulhar as ruas, no combate ao crime.

Agora com 20 meses de idade, Badger é especialista no farejo de drogas, dinheiro e armas, e trabalha ao lado da policial Steph Barrett. Ela não esconde a felicidade em ver o cão, que tanto sofreu, ganhar uma segunda chance, mas contou que Dustin ainda adora fazer bagunça.

"Fiquei triste ao saber como Badger foi jogado na beira da estrada, mas, graças à instituição de resgate, ele teve uma segunda chance. Depois de muito amor e treinamento, ele reconquistou a confiança nos humanos e se tornou uma verdadeira história de sucesso. Ele ainda é muito travesso às vezes, mas isso faz parte do desafio", contou.