Topo

Esse conteúdo é antigo

Em ondas de 2 m, bote salva-vidas quase não salva jovem surfista; vídeo

Grupo de salva-vidas teve que encarar perigo das ondas para salvar surfista - Reprodução
Grupo de salva-vidas teve que encarar perigo das ondas para salvar surfista Imagem: Reprodução

Colaboração para o UOL, em São aulo

08/12/2020 18h43

Um bote salva-vidas deixava dúvidas se iria conseguir resgatar Jack Lyons, jovem surfista de 18 anos, que foi levado pela correnteza no dia em que as ondas chegavam aos 2 m de altura, segundo o jornal britânico Daily Star.

No vídeo, os salva-vidas voluntários da RNLI (Royal National Lifeboat Institution) navegam para encontrar o garoto, que estava preso perto de um penhasco, mas também precisam lutar por suas vidas. O mar turbulento do País de Gales quase derrubou a tripulação em uma missão dramática.

As imagens mostram o bote ficando quase na posição vertical ao passar por uma onda. Mesmo com dificuldades para gravar e fazer o resgate, os voluntários conseguiram colocar Lyons sobre o bote e conduzi-lo até a costa.

Depois do ocorrido, o garoto contou o que aconteceu durante o surfe. "Sou um surfista experiente, mas as coisas mudaram muito rapidamente. Simplesmente não consegui lutar contra a corrente e me senti sendo puxado para baixo", disse o jovem, que também aproveitou para agradecer aos salva-vidas.

"Ver o barco salva-vidas vindo em minha direção é uma visão que nunca vou esquecer. Sou eternamente grato à tripulação do Porthcawl. Ainda estou em contato com eles e sempre me lembrarei do que fizeram por mim", falou.

Chris Missen, o salva-vidas que liderou o resgate, disse: "Foi um dos resgates mais desafiadores de que já participei, tanto física quanto mentalmente, tendo que pesar o risco para o barco e minha tripulação versus o benefício de resgatar Jack", desabafou.

Jack, agora em segurança, aproveitou para fazer uma reflexão sobre o natal e o risco que correu ao perder a vida. "Nesta época do ano, mais do que nunca, em que a família é tão importante, estarei refletindo sobre como as coisas poderiam ter sido muito diferentes. Devido à pandemia, este período festivo para muitos será diferente, mas minha família poderia ter enfrentado um Natal muito diferente sem mim", refletiu.

Clique para ver o vídeo