Topo

Esse conteúdo é antigo

Vespas assassinas são repelidas por abelhas com cocô e até xixi humano

"Vespas assassinas" criaram ninho com 200 rainhas e cientistas acreditam que removeram os insetos "na hora certa" - Washington State Department of Agriculture/Reprodução
'Vespas assassinas' criaram ninho com 200 rainhas e cientistas acreditam que removeram os insetos 'na hora certa' Imagem: Washington State Department of Agriculture/Reprodução

Do UOL, em São PAulo

10/12/2020 09h30

Pelo jeito, não são só humanos que se sentem repelidos pelo cheiro de cocô. As vespas assassinas que recentemente causaram medo na América do Norte também não gostam nada do odor, de acordo com um estudo da Universidade de Guelph, no Canadá.

Pesquisadores observaram abelhas do Vietnã e viram que elas coletam fezes e colocam na entrada de suas colmeias, em um esforço para evitar que sejam atacadas pelas vespas, da espécia Vespa mandarinia.

E essas fezes são de diversos animais. Em um caso, até urina humana foi usada.

"As operárias coletaram fezes em pilhas de esterco durante o estudo; também as observamos pegando fezes em um galinheiro próximo", detalharam os pesquisadores.

Eles relataram que as abelhas também usaram espuma de sabão e gotas de urina humana na entrada das colmeias.

Foram observadas 72 abelhas em agosto, quando os ataques das vespas eram frequentes. Entre elas havia abelhas ocidentais, como as dos Estados Unidos, e a maioria eram orientais, como as vietnamitas.

A maior parte das orientais usou esse tipo de estratégia e foi verificado que colmeias com proteção de fezes têm sucesso em espantar as vespas.

"O estudo mostrou que essas abelhas conseguem se defender com sucesso de um predator bastante agressivo", disse a autora do estudo, Heather Mattila.

No entanto, as abelhas ocidentais falharam e mostraram que ainda não aprenderam a estratégia que deu certo para suas primas orientais.

Este tipo de vespa é perigoso por conseguir, em questão de horas, dominar uma colmeia, assassinando as abelhas. Como abelhas são importantes polinizadoras, com papel fundamental no meio ambiente, as vespas assassinas são um risco grande de causar desequilíbrio em ecossistemas.