Topo

Esse conteúdo é antigo

Cobra sem cabeça é cutucada com raquete de tênis e tenta se defender; veja

Vídeo mostra cobra sem cabeça atacando depois de ser cutucada com raquete de tênis - Reprodução/Reddit
Vídeo mostra cobra sem cabeça atacando depois de ser cutucada com raquete de tênis Imagem: Reprodução/Reddit

Colaboração para o UOL, em São Paulo

11/12/2020 16h58

Uma cobra que continuou viva após ter a cabeça decepada aparece em um vídeo tentando se defender de um homem, depois que ele a cutucou com uma raquete de tênis. A filmagem surpreendente viralizou no Reddit, depois que foi postada pelo usuário JakoNoble.

No vídeo, que também foi compartilhado no Youtube, é possível ver que o réptil sem cabeça está em uma praia. De acordo com o site News.com.au, o homem autor da gravação passeava com seu cachorro pela areia do local paradisíaco quando avistou o animal.

Ele relatou no Reddit que acredita que parte da cobra havia sido arrancada por um pássaro. A ave teria deixado o resto do "lanche" para trás.

Depois que a cobra foi cutucada várias vezes, ela parece bem valente, mesmo estando gravemente ferida. Alguns internautas supuseram vários motivos para explicar o que poderia ter realmente ocorrido com ela. Um deles garantiu que a ferida teria sido causada por uma pá.

Curiosamente, mesmo cobras que tiveram a cabeça cortada fora ainda conseguem atacar. Acontece que o ataque é ativado pelo sistema nervoso como ato de reflexo. Horas depois do óbito, movimentos pós-morte são movidos por íons (partículas carregadas eletricamente), que ainda permanecem nas células nervosas.

O nervo da cobra morta assim não deixa de ser estimulado e os íons passam, gerando um impulso elétrico que promove a ação do bote.