Topo

Esse conteúdo é antigo

Vídeo: tubarão-branco de 5,3 m é avistado na Austrália e resiste às amarras

O tubarão-branco era uma fêmea apenas 10 cm menor que o maior da espécie já visto na região australiana - Reprodução/YouTube/9News
O tubarão-branco era uma fêmea apenas 10 cm menor que o maior da espécie já visto na região australiana Imagem: Reprodução/YouTube/9News

Colaboração para o UOL, em São Paulo

15/12/2020 11h48

A praia de Cottesloe, na cidade australiana de Perth, precisou ser fechada pelas autoridades após um tubarão-branco de 5,3 m ter sido avistado próximo aos banhistas na sexta-feira (11). Especialistas, então, foram enviados de barco para o local do avistamento e sofreram para conseguir amarrar e marcar o possível predador.

Assim que os helicópteros de salva-vidas avistaram o tubarão, um alarme foi disparado na praia. Três minutos depois, ela já estava fechada com todos os banhistas retirados da água.

Em seguida, o procedimento de praxe nas situações de avistamento foi colocado em prática pelos especialistas: um barco com pescadores foi enviado para o local indicado pelo helicóptero, onde os encarregados deveriam amarrar o tubarão para marcá-lo com um chip de localização.

No entanto, o tubarão-branco era uma fêmea maior que o comum, apenas 10 cm menor que o maior da espécie já visto e registrado na região oeste da Austrália, e lutou contra as amarras dos especialistas, que tentavam marcá-la.

O canal 7 News australiano gravou imagens do esforço feitos pelos oficiais de pesca para amarrar e marcar o tubarão-branco; assista:

Os especialistas usaram cordas de tambor para amarrar o tubarão antes de marcá-lo. No ápice do "confronto" dos oficiais com o tubarão, um dos especialistas teve que colocar a mão perigosamente perto da boca do potencial predador.

Apesar da luta do tubarão contra as cordas, o procedimento foi um sucesso com o animal sendo libertado em segurança após ser marcado.

"É muito raro ter um tubarão branco tão grande tão perto da área metropolitana", disse Peter Godfrey, oficial do Departamento de Pesca.

O incidente ocorre depois que um número incomum de tubarões foi avistado nas praias de Perth nas últimas semanas. Pelo menos 31 foram identificados, com 11 fechamentos de praia efetuados pelas autoridades e centenas de banhistas forçados a sair da água.

"Queremos alertar para lembrar a todos que tomem as precauções necessárias antes de ir à praia e isso inclui escolher nadar em um local patrulhado", ressaltou o salva-vidas, Chris Peck.